Na manhã de 26 de fevereiro, no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, aconteceu a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Aracaju, promovida pela Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania através da Coordenadoria Geral de Defesa Civil do Município de Aracaju (CGDEC).
O evento visa refletir diretrizes para serem lançadas na Convenção Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional, que ocorre dos dias 27 a 30 de maio. Por meio dessa conferência, o município elabora pautas para dar à União condições para implantação de políticas públicas para a defesa civil do país.
Na Conferência Municipal foram abordados os temas: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa Civil; Mobilização e e promoção de uma resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes.
O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, iniciou a maratona de palestras falando sobre "Meio Ambiente e Catástrofes" e abordou as principais limitações da cidade quando o assunto é prevenção a catástrofes. Ele falou também sobre responsabilidade social e cultura de preparação e prevenção de riscos. "Todos precisam fazer a sua parte para resolver os problemas relacionados à proteção e defesa civil", explica o secretário.
O agente da Defesa Civil e graduando em Geologia pela UFS, Daniel França, deu segmento ao evento, falando sobre riscos geológicos no município de Aracaju. O professor Dr. Fernando Antonio Melo palestrou sobre o crescimento urbano desordenado. Ao final do evento, 21 delegados foram designados para representar do município de Aracaju na Conferência Estadual.
A mesa da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Aracaju foi composta por Arivaldo Barreto Calazans Junior representando o prefeito; Roberto Goes, da Secretaria Municipal de Planejamento; Edel Ferreira, representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil; Capitão J. Luiz e D. Maria Edvan Carmo, Presidente da Federação Conselho Comunitário de Segurança do Estado de Sergipe.
Também estiveram presentes, professores e estudantes do 8º e 9º períodos da escola Escola Municipal Presidente Vargas e estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), representando a comunidade científica.