Durante esta semana, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) ofertou duas oficinas de cupcakes. A iniciativa abre um novo segmento na oferta de cursos na instituição, cujo objetivo é possibilitar uma especialização para pessoas que já trabalham na área de confeitaria ou têm interesse em aperfeiçoar determinadas técnicas.
As aulas começaram na segunda-feira, 24, e foram ministradas pelas instrutoras, especialista em cupcakes, Ana Cláudia de Carvalho e Niza Andrade. As oficinas tiveram duração de dois dias e atenderam a cerca de 40 pessoas. Este novo segmento visa reforçar o incentivo ao empreendedorismo e a geração de renda dos aracajuanos, através de produtos com grande aceitabilidade no mercado.
Diferente da maior parte dos cursos da Fundat, que atendem principalmente famílias com baixa renda, estas oficinas atenderam a públicos mistos. "Queremos mostrar que a Fundat não faz distinção de qualidade e que os produtos ensinados e praticados durante os nossos cursos podem ser oferecidos a qualquer público, pois buscamos excelência no nosso atendimento, nos nossos produtos e nos nossos instrutores que são escolhidos a dedo", destacou a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, durante o encerramento de uma das oficinas.
Para a instrutora Ana Cláudia de Carvalho, formada em Gastronomia e Artes Plásticas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), trabalhar com cupcakes possibilitou a união da culinária e das artes plásticas, presente na decoração dos bolinhos. "Foi bastante proveitoso. Conseguimos trabalhar sabores, massas, recheios e decoração para que elas comecem os seus negócios. Elas se mostraram abertas ao trabalho e dispostas a aprender, sempre interagindo", afirmou Ana.
A instrutora da segunda turma, Niza Andrade, chamou a atenção para a grande oportunidade que pode ser trazida com o curso. "Hoje é tudo caro, não só os cursos e as capacitações, mas também os materiais. Oferecer cursos gratuitos é uma grande oportunidade, que deve ser abraçada com todo carinho, pois agora é só praticar e continuar somando conhecimentos e iniciar o trabalho que tem tudo para ser bem sucedido".
A aluna Ana Paula Santa Bárbara se destacou ao somar os conhecimentos da modelagem de biscuit às técnicas específicas de confeitaria ensinadas durante o curso. "Sempre sonhei em fazer um curso de confeitaria e aqui vivi uma pitadinha de sonho, pois mesmo com um curso curto conseguimos aprender bastante com as técnicas e com as ótimas dicas da professora", conta Ana Paula.
Kátia dos Santos, que já havia participado do curso de salgados na Fundat, disse que as aulas de cupcakes foram ótimas e que no futuro pretende abrir um negócio no ramo de salgados e cupcakes. Ela acrescentou ainda que aguarda ansiosa pela oportunidade de fazer, na Fundat, os cursos de doces finos e bolos artísticos.