Emsurb faz balanço das ações no Carnaval

Serviços Urbanos
06/03/2014 14h21
Início > Noticias > 58229

Chegou ao fim mais uma edição do Carna Caju, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC/Funcaju). A festa, que atraiu milhares de aracajuanos e turistas à Passarela do Caranguejo, Orla de Atalaia, contou com diversos serviços da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que contribuíram para a excelente estrutura e organização do evento. Os bairros que sediaram blocos de Carnaval de rua também receberam as ações de limpeza.

"Podemos dizer que concluímos as nossas atribuições no Carna Caju com um saldo positivo. A estratégia de padronizar e realizar o controle do comércio ambulante nos eventos da prefeitura vem dando certo e estas medidas só contribuem para o sucesso do evento, já que a população percebe a organização dos órgãos envolvidos. Durante a festa, havia agentes de limpeza para manter os espaços limpos, e no início de cada manhã realizamos o serviço em forma de mutirão para garantir o conforto e o bem-estar da população", esclareceu a vice-presidente da Emsurb, Selma França.

O diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Willyam, ressaltou que a 'Operação Limpeza' executada nos dias de Carnaval recolheu um quantitativo considerável de lixo. "Efetuamos após cada dia de festa esta operação, que foi a responsável para que o público, a cada noite, encontrasse o espaço limpo e atrativo". O volume de lixo recolhido pelos agentes de limpeza durante os cinco dias de festa chegou a 3,11 toneladas provenientes do Carna Caju e outras 17,86 de todo o percurso do Rasgadinho.

O secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho), reforçou que o apoio da Emsurb foi primordial para o sucesso da festa. “Conseguimos mostrar que a Orla de Atalaia pode realizar um evento organizado e que as famílias puderam se divertir nos dias de carnaval, e para isso o trabalho da Emsurb garantindo a limpeza e a organização do comércio ambulante e dos espaços públicos possibilitou que esta nova edição tivesse êxito”, afirmou.

Satisfeita em comercializar o conhecido churrasquinho durante o Carna Caju, Díja de Almeida comentou sobre as boas vendas. “É o segundo ano que participo vendendo churrasquinho e fiquei feliz com as vendas. Se tudo der certo estarei aqui no próximo ano”, disse a comerciante.

Maria das Graças também comercializou no evento e contou que as vendas principalmente nos dias de shows infantis atenderam às suas expectativas. “Carnaval é um período em que as pessoas gostam de se fantasiar e nos dias que tiveram atrações infantis as vendas aumentaram mais do que eu esperava”, ressaltou a vendedora de adereços.

Público

Ana Lúcia Lopes gostou do evento e garantiu voltar nas próximas edições. “A Orla de Atalaia estava precisando de eventos como estes nos dias de carnaval. É o segundo ano que prestigio a festa que se mostra bem organizada, com os espaços limpos e sem contar que atrai muitas famílias”, atestou a foliã.

Sirlene Marins das Neves Teixeira veio de Salvador com a família e aprovou o Carnaval na Orla de Atalaia. “A gente já acordava todo dia pensando em que programação ia ter à noite. Foi tudo bem organizado e limpo. A cidade como um todo já é bem limpa sempre. Visitamos bastante Aracaju”, afirmou a baiana.

Caroline Freitas foi com a filhinha de 2 anos na terça-feira, 4, e também aproveitou uma das matinês do Carna Caju 2014. “Gostei muito da festa. Tanto o comércio quanto a organização do espaço”, afirmou a cearense que já mora na capital sergipana há dois anos.