Meninas entre 11 e 13 anos de idade já podem se prevenir contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A campanha de vacinação terá início na capital sergipana a partir desta segunda-feira, dia 10 de março, e prossegue até o dia 10 de abril.
A Secretaria Municipal da Saúde informa que as vacinas estão sendo disponibilizadas em quatro locais durante a greve dos enfermeiros: na Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu, situada na rua Maruim nº198 (Centro); e na sala de vacina do Ipes, que fica na rua Campos (São José). Para estimular a prevenção entre as jovens, a Saúde montou mais dois pontos: um no Shopping RioMar, que funcionará já a partir do dia 10, e outro no Shopping Jardins, que será instalado durante a semana.
A secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho Machado, destaca que "a vacina é uma contribuição fundamental para a prevenção do câncer do colo de útero. As meninas vacinadas estarão imunes a quatro variações do vírus que causa o HPV. Por isso é muito importante que todas se programem e procurem os pontos da campanha portando cartão de vacinação e documento de identificação. É preciso a conscientização da gravidade dessa doença e buscar alternativas para a prevenção. A vacina é fundamental".
Segundo a coordenadora da Imunização da SMS, Débora Moura, os municípios brasileiros estarão aumentando as coberturas vacinais para atingir a meta adequada. "O Ministério da Saúde destaca que existem mais de 150 tipos do vírus HPV, sendo que 12 são considerados cancerígenos. A vacina, que será aplicada não só em Aracaju, mas em todo o Brasil, protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6 e 11 (baixo risco) e 16 e 18 (alto risco) - os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos a 70% dos casos de câncer de colo do útero", explica.
Uma das formas de transmissão do vírus é a relação sexual sem camisinha. Veja aqui o manual com respostas as dúvidas mais frequentes sobre a imunização contra HPV.