Moradores do Jabotiana transformam óleo de cozinha usado em sabão

Meio Ambiente
07/03/2014 17h50

Transformar o óleo de cozinha em sabão? Isso mesmo. A prática já é realidade na Comunidade do Jabotiana e garante o destino correto para óleo de cozinha. Essa alternativa sustentável evita que o óleo seja jogado diretamente nos ralos da pia e contaminem o ecossistema aquático. Por isso, nesta quinta-feira, 06, a comunidade do Jabotiana entregou mais de 200 litros de óleo saturado para a empresa Recigraxe, que fará o reaproveitamento de todo o óleo recolhido.

A iniciativa faz parte do Programa Recicle Óleo e conta com participação da Associação dos Moradores do Jardim Sol Nascente/JK, Movimento Jabotiana Viva e Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema).

"Nesta primeira etapa recolhemos uma quantidade significativa do óleo de cozinha o que garante que a ação se perpetue na comunidade. Conseguimos o objetivo maior despertando a consciência ambiental na comunidade e mostrando que a prática de jogar o óleo nos esgotamentos sanitários prejudica os recursos hídricos. Esse primeiro grande resultado mostra que a comunidade acatou a ideia", declarou o presidente do Movimento Jabotiana Viva e coordenador do Recicle Óleo, Jorge Moreira.

Em novembro do ano passado o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, prestigiou o lançamento do Programa Recicle Óleo no Bairro Jabotiana. O evento aconteceu na Sede da Associação de Moradores do Jardim Sol Nascente/JK, localizada à avenida Cezartina Régis, e mobilizou a comunidade local a participar do programa como multiplicadores ambientais.

 "Um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água. Diante desses dados a simples atitude de não lançar o óleo de cozinha no lixo ou nos ralos da pia contribui para a diminuição do aquecimento global. A Sema tem apoiado a comunidade do Jabotiana que se mostra sensível à proteção e preservação do meio ambiente" declarou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.