Prefeitura lança Pró-Mulher

Saúde
08/03/2014 20h13
Início > Noticias > 58255

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social e da Secretaria Municipal da Saúde, lança o Pró-Mulher...Pró-Família. O prefeito João Alves Filho, ao lado da primeira-dama e senadora Maria do Carmo, idealizadora do programa, prestigiou o lançamento, que aconteceu neste sábado, 8, na Soledade.

O Pró-Mulher foi criado pela senadora há mais de 20 anos, quando João Alves Filho era governador do Estado. A grande preocupação é prevenir as doenças que mais matam as mulheres - o câncer de colo de útero e o de mama - que podem ser evitados através de exames preventivos seguidos de tratamento.  A edição de lançamento aconteceu na escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Jaime Araújo, atendendo a cerca de 700 mulheres.

Muito entusiasmado com a volta do Pró-Mulher para Aracaju, o prefeito João Alves Filho afirma que o programa não se limitou ao Estado de Sergipe, pois numa grande reunião organizada pela ONU ( Organização das Nações Unidas), na China, ganhou o Título do melhor Projeto Preventivo de Saúde do Mundo, onde concorreram países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. No Estado de Sergipe, 260 mil pessoas chegaram a ser atendidas na época, e milhares tiveram suas vidas salvas. 

"É um projeto fundamental, que me dá muita alegria, especialmente por ter sido uma inspiração da senadora Maria do Carmo, e por hoje tê-la conosco, mais uma vez, na linha de frente do programa. Acredito que o sucesso se repetirá!", afirma o prefeito. 

Para a senadora Maria do Carmo Alves, "a data é muito importante, principalmente por estar acontecendo no Dia Internacional da mulher. Me enche de felicidade pela Prefeitura de Aracaju realizar o primeiro Pró-Mulher Municipal". 

Segundo o vice-prefeito José Carlos Machado, o programa nasceu no primeiro governo de João Alves, foi interrompido por questões políticas e retomado com muita intensidade no seu segundo Governo. "O Pró-Mulher está diretamente ligado à imagem da senadora Maria do Carmo Alves, que foi a idealizadora e entusiasta", explica.

O programa, que tem como principal objetivo levar mais saúde ao público feminino, se repetirá mensalmente em bairros diferentes, segundo a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita. "Estamos fazendo o primeiro e depois vamos analisar como serão os próximos. Nosso planejamento é que venhamos a realizar frequentemente este Programa e já temos programadas mais 12 edições", conta.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto, é um momento extremamente importante para a saúde da população, em especial a da mulher. "A PMA foi extremamente feliz em escolher esse dia. A Câmara de Vereadores fica muito satisfeita em ter aprovado um projeto que trará inúmeros benefícios para a mulher aracajuana. O prefeito João Alves está de parabéns,  bem como a sua mulher, a senadora Maria do Carmo Alves, idealizadora e grande incentivadora deste projeto social e de saúde pública. Tenho certeza que será um sucesso, assim como foi há 8 anos", disse Vinícius Porto.

Atendimentos

Durante todo o dia foram disponibilizados, além dos exames ginecológicos, exames de glicemia, verificação da pressão arterial e exames oftalmológicos. As equipes também orientaram as mulheres sobre a realização do autoexame das mamas, levando mais informação e conscientização ao público da Soledade.

No primeiro momento, as mulheres atendidas passaram por palestra educativa sobre a finalidade do programa e a importância da prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Em seguida, foram submetidas aos exames que foram ofertados. As pessoas que tiveram alguma enfermidade diagnosticada receberam todo o acompanhamento e orientação médica, além de levar para casa os medicamentos necessários de forma gratuita.

Segundo a secretária de Saúde, Leane de Carvalho Machado, o programa em Aracaju foi instituído como lei e retorna depois de 8 anos parado. "O grande objetivo é fazer o exame de prevenção de colo de útero para detectar mulheres que não realizaram exames. As mulheres passarão por exames, onde as que tiverem algum problema detectado receberão acompanhamento médico em uma Unidade Médica previamente estabelecida", detalha Leane.

Uma das usuárias desta primeira edição, a dona de casa Mércia Teixeira diz que o dia "foi maravilhoso, porque muitas mulheres nunca fizeram exames para saber da saúde do útero e essa iniciativa da Prefeitura é uma grande oportunidade". 

Presenças

Estiveram no evento os secretários municipais Igor Albuquerque (Seplan), Marlene Calumby (Segov), Carlos Batalha (Secom), Josenito Vitale (Cultura), o secretário-chefe da Controladoria, Lion Schuster, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, e os secretários adjuntos Aglaé Fontes (Cultura) e Fábio Andrade (Semict).

Também compareceram os deputados federais Mendonça Prado e Laércio Oliveira, a deputada estadual Goretti Reis, os vereadores Manoel Marcos, Roberto Moraes, Agnaldo, Dr. Gonzaga e Emília Correia, além do radialista e deputado suplente Gilmar Carvalho.