Mostra de desenhos à carvão retrata prédios históricos de Aracaju

Cultura
12/03/2014 12h07

Dando continuidade às comemorações culturais promovidas pela Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) pelos 159 anos de Aracaju, foi aberta na noite de segunda-feira, 10, a exposição de desenho à carvão no Espaço Mirante Praia Formosa. Os trabalhos, feitos por alunos da Escola de Artes Valdice Teles, que neste mês completa 30 anos de fundação, retratam prédios históricos da capital sergipana. A noite contou com a apresentação da Filarmônica Municipal Coração de Jesus, de Laranjeiras.

"A noite não poderia ser diferente. A abertura da exposição de desenho a carvão que homenageia puramente a capital com ilustrações dos pontos turísticos que nela existe, exigia algo grandioso, por isso escolhemos por ter uma linda apresentação instrumental. A Filarmônica Coração de Jesus nos deu um belo show", comentou a vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes.

Eugênio Enéas, diretor da Escola de Artes Valdice Teles, destacou os frutos que a instituição anda colhendo durante todos esses anos de existência. "Hoje vamos louvar um dos pilares da escola que são a artes plásticas, fazendo uma mostra do que trabalho que é realizado, do que os alunos são capazes de criar, de fazer", destacou.

Para o regente da filarmônica, Álvaro Araujo, foi um orgulho ter recebido o convite do diretor da unidade para poder participar tanto das comemorações dos 159 anos da capital, como também dos 30 anos da Valdice Teles. "Eu sou laranjeirense de coração, mas nasci em Aracaju, e eu comemoro o aniversario da cidade desde a época da escola, e agora poder fazer parte das homenagens à capital do nosso estado é de grande alegria pra mim, e mais ainda quando estamos comemorando junto os 30 anos da escola de artes", comentou.

A apresentação da Filarmônica Municipal Coração de Jesus teve a duração de cerca de 30 minutos. Diversas músicas foram tocadas pelo grupo, inclusive um poutporri de Luiz Gonzaga.

De acordo com Eugênio Enéas, quem quiser participar de alguma oficina da escola ainda dá tempo, pois algumas turmas existem vagas remanescentes. "Convidamos à toda comunidade porque sempre tem uma vaga em um dos cursos oferecidos pela unidade".

A exposição de desenho à carvão prossegue até o dia 27 no Espaço Mirante Praia Formosa, quando acontecerá o encerramento das festividades comemorativas de mais um aniversário de Aracaju e das três décadas de existência da Escola de Artes Valdice Teles.