Agentes do Controle de Zoonoses realizam ação no bairro América

Saúde
13/03/2014 15h34
Início > Notícias > Agentes do Controle de Zoonoses realizam ação no bairro América

Durante três dias, 12 agentes do Centro de Controle de Zoonoses, através do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral (conhecida como calazar), estiveram, na manhã desta quinta-feira, 13, em várias ruas do bairro América com o objetivo de identificar possíveis casos de cães infectados pela Leishmânia - protozoário parasito das células reticuloendoteliais do homem, do ramo dos flagelados.

Além de verificar a saúde dos animais, os especialistas ainda eliminaram focos de Flebotomíneo e orientaram as pessoas sobre a doença.  Segundo o supervisor de campo, Wilson de Oliveira dos Santos, o combate químico na região aconteceu porque o local apresentou registro do mosquito, conhecido popularmente como “palha”.

“Fizemos uma ação itinerante pelas ruas Goiânia, Paraguai, Venezuela, Uruguai, O., Pinheiro, Washington Luís e Av. Desembargador Maynard. Escolhemos este bairro justamente pelo mesmo ter apresentado um caso de leishmaniose em humano”, disse.

Algumas dicas importantes precisam ser seguidas pelos donos dos cães para evitar que os animais sejam contaminados:

1 – Vacinar é fundamental.

2 – Levar os animais para realizarem exames constantemente (hemograma, sorologia e frações de proteínas).

3 – Aconselha-se também deixar os animais dentro de casa nos períodos da manhã e da noite (horário em que o mosquito poderá transmitir o calazar).

4 - usar repelente e outros produtos para proteger o animal de ser picado pelo mosquito.

5 – Evitar acumular lixo, restos de comida, fezes.