Audiência Pública reforça compromisso de transparência da Prefeitura de Aracaju

Sempi
13/03/2014 15h49
Início > Notícias > Audiência Pública reforça compromisso de transparência da Prefeitura de Aracaju

A sessão plenária desta quarta-feira, 13, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi de prestação de contas. Com a presença do secretário municipal de Finanças, Luciano Paz, os vereadores participaram da audiência pública referente ao último quadrimestre do ano de 2013.

Além dos dados apresentados pelo secretário, também foram discutidas as principais preocupações e projeções do governo municipal para o ano de 2014. De acordo com Luciano Paz, apesar das ameaças de aumento dos juros, falta de reformas estruturais e deterioração das contas públicas, o governo mantém projeções positivas.

"A nossa expectativa é fechar o ano com um equilíbrio fiscal, objetivo que o prefeito João Alves já vem galgando junto aos secretários para, com muito trabalho, alcançar", explica o secretário de Finanças.

Durante a apresentação na CMA, o confronto entre os números de despesas e receita resultou na consolidação de um quadrimestre positivo para o município de Aracaju. Ainda segundo Luciano Paz, apesar do número de despesas e da receita que atingiu apenas 93% do esperado para o período, a Prefeitura tem conseguido honrar os compromissos com credores e, principalmente, com os servidores municipais.

Segundo o secretário da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, as audiências públicas são fundamentais para reforçar o compromisso de transparência assumido pela PMA e pelo prefeito João Alves.

"Além de estarmos apresentando os dados a todos os vereadores e, consequentemente, à população, o secretário está aqui aberto a responder questionamentos de todos os parlamentares, sejam eles da situação ou da oposição", explicou Juvêncio.

Ainda segundo o secretário, esse é mais um diferencial da atual gestão. "Nas legislaturas anteriores, essa prestação de contas era feita no gabinete do presidente da Câmara apenas com os vereadores membros da Comissão de Finanças", afirmou Juvêncio Oliveira, ressaltando ainda que um dos seus papéis à frente da Secretaria de Articulação Política é exatamente o de aproximar e aumentar o diálogo entre os poderes executivo e legislativo, para que ambos trabalhem juntos pelo benefício do povo de Aracaju.

Questionado sobre os números apresentados pela Prefeitura, o líder da bancada governista na Câmara,o  vereador Manoel Marcos, afirmou que o crescimento moderado no Brasil reflete nas gestões municipais de todo o país. Manoel Marcos ressaltou ainda a importância das audiências públicas como um esclarecimento do trabalho municipal para o povo aracajuano.

"É uma iniciativa de muita atenção do executivo com o legislativo. Isso é o tipo de coisa que nos ajuda a compreender melhor a situação dos cofres públicos para que se possa fazer as cobranças de forma mais embasada e consciente", enfatizou o vereador.