Dando o primeiro passo da profissionalização e mais de 700 alunos, nas duas primeiras semanas de março, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), iniciou mais de 30 turmas de cursos Pronatec Copa. Estas turmas foram demandadas pelo Ministério do Turismo e oferecidas em Aracaju graças à parceria realizada entre Fundat e a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict).
Só na área gastronômica foram iniciadas turmas dos cursos de Auxiliar de Cozinha, Salgadeiro, Pizzaiolo e Churrasqueiro. A produção de alimentos é especialmente valorizada com a atração de turistas, proporcionando oportunidade para que os alunos trabalhem tanto em empregos formais em hotéis e restaurantes, quanto iniciando os próprios negócios.
A instrutora do Senac especializada em gastronomia e responsável pela primeira turma de Pizzaiolo, Elísia Amaral, explica o percurso que os alunos percorrerão ao longo do curso. "Primeiramente falaremos sobre como trabalhar em equipe, sobre o relacionamento interpessoal e a respeito da ética no trabalho. Em seguida, entraremos na parte da gastronômica, propriamente dita, na qual veremos as técnicas de auxiliar de cozinha e as técnicas de preparo de pizza, tudo com muito destaque para a parte prática, para aplicação dos conhecimentos".
Serviços turísticos de qualidade
Além dos cursos de culinária foram iniciadas outras formações necessárias para melhorar os serviços turísticos oferecido na capital sergipana. Entre eles está o curso de Camareira em meios de Hospedagem que considerando os aspectos da hospitalidade, higiene, sustentabilidade ambiental, relação interpessoal e identidade profissional nas empresas de hospedagem, forma profissionais capazes de executar com qualidade procedimentos operacionais de limpeza, higienização, arrumação, vistoria e reposição dos materiais das unidades habitacionais.
"É uma experiência ímpar ministrar um curso no qual podemos realmente despertar sonhos ao mesmo tempo em que auxiliamos a inserção de bons profissionais no mercado de trabalho. Na verdade, o curso faz mais do que ensinar uma profissão, pois muitas pessoas chegam aqui descrentes de si e das possibilidades que pode encontrar e saem com uma visão renovada e esperançosa, o que é gratificante para o professor", diz, emocionada, a instrutora do Senac responsável pelo curso de Camareira realizado no bairro Jardim Centenário Jessika Dantas.
Esperança e empreendedorismo
A postura esperançosa, citada pela instrutora, atinge muito alunos e se soma ao potencial empreendedor dos cursos. A aluna do curso de Pizzaiolo Josineide Márcia Assis, por exemplo, já começou a fazer planos para os conhecimentos obtidos durante o curso. "Com o aumento das minhas qualificações como profissional na área, poderei entrar no mercado de trabalho e exercer a função conforme estou sendo treinada, para no futuro poder abrir um negócio, pois acredito que esta área traz muitas oportunidades para quem deseja trabalhar por conta própria", planeja a aluna.
O desejo de montar o próprio negócio também atinge a estudante Thaise Santos de Jesus que está começando o terceiro curso Pronatec a fim de alcançar uma formação ampla e que se complemente. "Já fiz pelo Pronatec os cursos de Salgadeiro e Organizador de Eventos e compreendi que o curso de Pizzaiolo é mais um curso se que relaciona com esta área. Depois de decidir a área em que quero trabalhar estou selecionando cursos que me ensinem o máximo e me ajudem a garantir o meu futuro", conta a aluna do curso de Pizzaiolo.
Próximas turmas
Ainda no mês de março e no mês seguinte serão iniciadas mais turmas voltadas para o eixo de turismo, hospitalidade e lazer, a exemplo dos cursos de Recepcionista em Meios de Hospedagem, Mensageiro em Meios de Hospedagem, Agente de informações Turísticas, Cerimônialista e Mestre de Cerimônia, entre outros. No total, as turmas oferecidas incluem 12 diferentes formações, divididas em 64 turmas e que equivalem a 1.610 vagas.