Emef José Airton de Andrade sofre incêndio criminoso

Educação
13/03/2014 16h57
Início > Noticias > 58348

Os trabalhos dos alunos ainda estavam pendurados nos varais. Mãos pintadas de azul, amarelo, vermelho e verde estampavam em cartolinas as marcas das crianças, que com orgulho das professoras registraram suas primeiras atividades com tinta. As marcas, no entanto, que realmente ficaram registradas na manhã desta quinta-feira, 13, na Escola de Ensino Fundamental José Airton de Andrade, foram das cinzas. A unidade de ensino foi parcialmente destruída por um incêndio criminoso, segundo informações dos moradores da comunidade do Jabotiana.

A cena é chocante. Carteiras escolares novas, armários, brinquedos, ventiladores, janelas quebradas e cortinas totalmente destruídas. É difícil acreditar que a sala, tomada pelo incêndio, poderia estar cheia de alunos estudando e que agora ficarão um longo período sem aulas. As cores e o brilho deram lugar ao forte cheiro de fumaça e ao preto pávido dos materiais queimados.

Incêndio

Na noite da última quarta-feira, 12, moradores que residem nas proximidades da unidade escolar, onde também funciona a Creche Selma Bandeira, perceberam as chamas e logo acionaram o Corpo de Bombeiros. "Antes disso a gente tentou apagar o incêndio jogando baldes e ligando as mangueiras da casa, mas foi tudo muito rápido", disse uma moradora que preferiu não se identificar.

Uma outra moradora disse ainda que o incêndio foi provocado por dois adolescentes, sendo um de 11 anos e o outro de 14. "Eu também liguei para a polícia e denunciei os dois. Levamos eles para a delegacia", disse. "Foi um absurdo o que fizeram com a escola. Eles destruíram o nosso patrimônio. Todo mundo aqui da comunidade tem criança matriculada. E agora estão todos prejudicados", falou em tom de desabafo. "É muito triste, estou muito revoltada", acrescentou emocionada.

Uma equipe da Secretaria Municipal da Educação (Semed) esteve no local para avaliar a situação. "Vamos interditar a escola por um prazo de 45 dias. Vamos remover todo o material e verificar o que será feito. Enquanto isso, também iremos avaliar a situação dos estudantes para que eles não fiquem um longo período sem aulas", disse André Alves, coordenador de Infraestrutura e Edificações. O incêndio deixará mais de 70 alunos sem aula por tempo indeterminado.

Segundo informações dos moradores o incêndio começou por volta das 23 horas. Os dois adolescentes estavam à procura de botijões de gás, de acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia Plantonista. "Eu acho que eles não conseguiram levar e com raiva cometeram esse crime", disse a moradora. Além do incêndio, os adolescentes arrombaram a cozinha e rasgaram diversos alimentos. "Foi tudo maldade", disse uma das moradoras.