PMA pactua capacitação para comerciantes dos Mercados de Artesanato

Formação para o Trabalho
14/03/2014 15h49
Início > Noticias > 58349

Na tarde da última quinta-feira, 13, representantes Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) se reuniram com lideranças da Associação dos Comerciantes dos Mercados Thales Ferraz e Antônio Franco para discutir a oferta de cursos e capacitações que aperfeiçoem a oferta de serviços para turistas e aracajuanos. Os cursos pretendem atender às necessidades de artesãos, donos e funcionários de restaurantes e taxistas que atuem na região dos mercados.

De início, foram pactuadas duas capacitações, a de atendimento ao cliente, com carga horária de 15h e que é necessária para todos os comerciantes e a de Educação Alimentar, com carga horária de 10h e que é especialmente relevante para os donos e funcionários de restaurantes. As capacitações são obrigatórias e têm como função melhorar a qualidade do serviço, trazendo benefícios para os clientes e trabalhadores.

Compreendendo a necessidade de aperfeiçoar o atendimento a turistas, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, sugeriu acrescentar outros cursos à formação. "Temos muito interesse em ampliar a capacitação dos profissionais dos Mercados e além das capacitações acertadas, gostaríamos de organizar cursos que auxiliassem os comerciantes na organização e gestão dos negócios, além dos cursos de idiomas, que ajudariam os comerciantes a melhor divulgar seus produtos para turistas", explica a Gláucia Guerra.

Também acreditando na necessidade de melhor formar os profissionais dos Mercados, o diretor de Promoção Turística da Semict, Diego Cabral, sugeriu a construção de um calendário de cursos. "Seria interessante criar uma rotina de oferta de cursos, palestras ou oficinas voltadas para a intensa relação destes trabalhadores com o turismo, como por exemplo, o curso de informações turísticas que transmitiria informações sobre as belezas e atrações de Aracaju, além de capacitá-los para transmitir essas informações para os turistas", sugere Diego Cabral.

Para o presidente das Associações dos Comerciantes dos Mercados Thales Ferraz e Antonio Franco, Anderson Alves, as capacitações são importantes para trazer crescimento e desenvolvimento não só par os comerciantes, mas para a cidade, pois melhoram o potencial turístico de Aracaju. "Gostaríamos de destacar que a intenção de se capacitar reflete, antes de qualquer coisa, a preocupação dos comerciantes com o bom atendimento do público e o desejo de oferecer um serviço cada vez melhor", destaca Anderson Alvez.

O representante dos restaurantes dos mercados, Djenal Fernando da Conceição, chamou a atenção para a exigência dos clientes e para as necessidades compartilhadas por todos os comerciantes do setor de alimentos. "Infelizmente temos que admitir que muitos restaurantes estão fora das normas o que é negativo para todos os profissionais que trabalham lá, mesmo os que exercem a função com todos os cuidados, pois transmite uma imagem negativa dos mercados como um todo. Nós entendemos que a capacitação deve ser para todos, para que todos elevem a qualidade e melhorem a imagem do mercado", esclarece Djenal Fernando da Conceição.