A última terça-feira, 18, foi marcada por muita emoção e orgulho não só para os que fazem a Secretaria Municipal da Educação (Semed), mas também para a população aracajuana que foi presenteada com a primeira apresentação oficial da Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (Oscar) no Teatro Tobias Barreto. A apresentação integra a programação em comemoração aos 159 anos de Aracaju. A secretária municipal da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, esteve representando o prefeito João Alves Filho.
Com todas as cadeiras do teatro ocupadas por pessoas que enchiam os olhos de orgulho e o coração de muita emoção a cada música que era apresentada, a Oscar, que é regida pelo maestro Ion Bressan, iniciou sua apresentação com um clássico do cinema mundial: a música tema do filme "1001 - Uma Odisseia no Espaço".
O maestro aproveitou para parabenizar Marcia Valéria e o prefeito João Alves por proporcionarem aos estudantes das escolas do município a grande oportunidade de fazer parte de um importante projeto para o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes.
Por sua vez, a secretária Marcia Valéria falou do sentimento de emoção que dominou a ela e a João Alves, que se encontrava em viagem. "Tenho certeza que João Alves está muito triste por não estar aqui hoje nesse evento que foi idealizado por ele. Se toda a população aracajuana está recebendo essa orquestra como presente pelos 159 anos de Aracaju é graças aos esforços que o prefeito tem desempenhado na luta por uma educação de mais qualidade, mais desenvolvida. Estou muito orgulhosa por estar aqui fazendo a apresentação dessa orquestra maravilhosa regida pelo grande Ion Bressan", disse a secretária.
Marcia Valéria aproveitou o momento para parabenizar a todos os 1.726 professores da rede e todos que fazem a Semed por não medirem esforços para alcançar o objetivo da alfabetização com qualidade. "Os professores da rede estão de parabéns, pois eles não medem esforços para educar. Eles trabalham para os alunos para que os estudantes tenham um futuro cheio de realizações, para que o nível de educação e cidadania dos alunos seja o mais elevado possível", destacou.
Emoção e Orgulho
Um momento de muita participação dos alunos foi quando o maestro Ion Bressan convidou três alunos que estavam na plateia para regerem a orquestra. Jeny Cássia, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, que é amante da música clássica e foi uma das felizardas que teve a grande oportunidade de estar à frente de uma orquestra. "Foi um dos momentos mais marcantes em minha vida. A música clássica deveria estar mais presente na vida das pessoas, pois ela abre portas para a educação", disse Jeny.
A estudante Jeniffer Pereira, da Emef Oviêdo Teixera, toca violino na orquestra há oito meses e disse que não se imagina mais sem tocar o instrumento. "Não foi muito fácil aprender a tocar violino, mas tinha muita vontade de aprender e hoje não me vejo mais sem ele e isso só foi possível graças a Prefeitura e a Semed", comemorou.
Letícia Schulz, de 14 anos, disse ter gostado muito da apresentação da orquestra e falou ter sentido muito orgulho da administração do prefeito João Alves por ter dado à população de Aracaju um presente tão grandioso como uma orquestra sinfônica.
A orquestra
A Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju, regida pelo maestro Ion Bressan, é uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, e conta com a participação de 300 integrantes, entre eles alunos da rede municipal de ensino da capital.