A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou uma operação de limpeza dos canais da Zona de Expansão para facilitar o escoamento de águas pluviais em diversos locais da região. Nesta quarta-feira, 19, as ações estão concentradas no Costa Nova, Avenida Perimetral e no Santa Maria. Cada canal recebe a ação de 12 agentes de limpeza, organizados em equipes de capinação, varrição, roçagem e recolhimento de lixo das margens e água dos córregos.
Segundo o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Robert Willyam, a limpeza dos canais tem periodicidade de dois em dois meses. A depender do acúmulo de materiais, alguns recebem a limpeza antes deste prazo. "Percebemos a necessidade em desenvolver esta grande operação de limpeza nos canais da Zona de Expansão e o serviço já está sendo executado. É importante ressaltar que ninguém deve descartar lixo no córrego ou em sua margem. Desta forma evita-se que o canal entupa, cause mau cheiro e transborde", esclareceu Robert Willyam. Quem quiser denunciar a prática irregular pode ligar para a Emsurb no 0800-284-1300.
Nesta quarta-feira, as equipes de limpeza estão atuando em diversos pontos da cidade, como as ruas dos bairros Centro, São José, São Carlos, Veneza e Santa Maria. As avenidas de grande fluxo atendidas hoje são Coelho e Campos, Ivo do Prado, Ministro Geraldo Barreto Sobral, Rio de Janeiro, Desembargador Antônio Góes, Gasoduto, Hildete Falcão, Senador Júlio César Leite, Gentil Tavares, Visconde de Maracaju, Beira Mar, Sílvio Teixeira, Eno Sadok e Edézio Vieira de Melo.
Equipes com roçadeiras mecanizadas atuam na Av. Tancredo Neves, no Bairro América; Av. Coelho e Campos, Centro; ruas do bairro São Carlos; Av. Rio de Janeiro, no Siqueira Campos; nas lagoas do Loteamento Aquários, Zona de Expansão; em ruas do bairro Veneza e na Av. Melício Machado, Aruana.