A comunidade clamou e a Prefeitura de Aracaju atendeu. Após um longo período de abandono e depredação, a praça Tobias Barreto foi completamente reurbanizada e traz de volta mais um espaço de convivência que a população pode usufruir com segurança. Na noite de ontem, 19, o prefeito João Alves presenteou os aracajuanos com uma praça arborizada, com parque infantil, novo pavimento e paisagismo diferenciado. Fieis que participaram da procissão em homenagem a São José se juntaram às centenas de pessoas que foram apreciar o mais novo local de lazer e a apresentação da Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (OSCAR).
O mais novo ponto de encontro dos aracajuanos tem 14 mil metros quadrados com espaço de leitura, de convivência, local para eventos com palco, passarela em estrutura metálica, lago artificial e aparelhos de ginástica para a terceira idade. Com a reforma, a Prefeitura resgata uma praça histórica e faz parte da vida da população. Na oportunidade o prefeito falou da satisfação de poder entregar aos aracajuanos um ambiente de convivência moderno e, sobretudo, seguro.
"Uma praça histórica e com tradição que estava numa situação lamentável. Um dos fatores que ajudaram na degradação da praça era a insegurança. A população não tinha condições de frequentar o local a noite. Mas a partir de hoje isso acaba. Teremos a presença constante da Guarda Municipal", disse o prefeito.
As praças têm um papel muito importante, principalmente à medida que a urbanização se acentua. De acordo com João Alves esse é um "fato constatado pelos sociólogos que é a solidão na multidão, ou seja, à medida que as cidades crescem as pessoas se afastam, perdendo o sentido de comunidade. A praça é o ponto de socialização da comunidade ajudando na qualidade de vida da população".
João Alves ainda citou a reforma da praça Visconde de Aracaju, a construção de um novo espaço de convivência no bairro 13 de Julho, onde hoje fica a região do molhe e que tem suas obras autorizadas pela Justiça. Outra novidade anunciada pelo prefeito é o retorno da feirinha que existia na praça Tobias Barreto. "Pedi a nossa arquiteta responsável pelo projeto da Tobias Barreto que deixasse um espaço para que a feirinha que existia nessa região voltasse. Ela faz parte da história da nossa capital", concluiu.
Parabenizando o prefeito de Aracaju pela reforma da praça, o governador Jackson Barreto prestigiou a reinauguração da praça e disse que a Prefeitura traz de volta à população um marco histórico da cidade. "Sem dúvida o governo municipal proporciona uma área de lazer muito bonita para a cidade, que merece e agradece".
Aprovação do aracajuano
Honrado em poder participar pela segunda vez de reurbanização da Praça Tobias Barreto, o secretário da Infraestrutura, Luiz Durval, disse que o espaço foi pensado para beneficiar a população. "A comunidade ansiava pela reforma da praça que estava completamente abandonada. A prova disso é que o povo, principalmente os moradores da região circunvizinha, lotou a praça".
Ana Maria Mota mora há 26 anos próximo da praça e está encantada com o espaço que foi reurbanizado. "A Tobias Barreto está muito linda. Moro em Aracaju há quase 30 anos e nunca vi um espaço tão agradável. Quando soube da reinauguração, não hesitei em vir e apreciar. Nosso prefeito fez um belíssimo trabalho para nós aracajuanos", elogiou.