EMEF Letícia Soares e Semed fazem acolhimento dos alunos e pais

Educação
20/03/2014 12h56
Início > Notícias > EMEF Letícia Soares e Semed fazem acolhimento dos alunos e pais

Um ato religioso ecumênico marcou na manhã desta quinta-feira, 20, a recepção de boas vindas e acolhimento aos alunos no reinício das aulas e atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Letícia Soares de Santana, no bairro Santos, que foram suspensas em virtude da morte do aluno Dielson Feitosa Lima.

Nas primeiras horas da manhã, por volta das 7h, os pais e alunos foram recepcionados com um café da manhã e em seguida ouviram uma palestra motivacional, onde foi enfatizado que os pais e mães são peças fundamentais tanto na vida dos filhos como no processo educacional e na construção da autoestima.

Em seguida, teve início o ato religioso ecumênico que foi presidido por um pastor evangélico, um padre católico e um espírita kardecista, e que teve como tema central "Paz na Família e na Escola". Já na entrada principal da unidade escolar, havia vários cartazes de boas vindas com os dizeres paz, recomeço, fraternidade, solidariedade e fé.

Acolhimento dos pais e alunos

A diretora de escola, Maria Vilma Leite de Oliveira Gomes, disse que as atividades que estavam sendo realizadas tinham por finalidade principal acolher os pais e alunos depois do luto devido à morte do aluno Dielson Feitosa, ocorrido na semana passada, bem como tranquilizar a todos.

"O triste caso foi fatídico, porque veio de fora desta unidade de ensino, que foi inaugurada e equipada em outubro de 1985, e que de lá para cá não havia histórico de violência", observa a diretora. Após o ato religioso, foi distribuído um lanche. As atividades pela manhã tiveram continuidade e foram encerradas com um almoço.

À tarde, serão desenvolvidas várias oficinas até as 15h e em seguida distribuído lanches. No início da noite, quando os alunos são do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), um pastor e um psicólogo farão palestras motivacionais.  

Mães consideram recepção confortante

Mãe de aluno, a dona de casa Maria da Conceição disse que as atividades que estavam sendo desenvolvidas na retomada das aulas era um momento muito bom. "Neste momento pelo qual passamos em virtude da morte de um estudante é confortante ouvir essas palavras de apoio e incentivo que o pastor, o padre e o espírita estão nos passando", avaliou.

Maria da Conceição afirmou que foi levar o filho à escola porque acredita no histórico da unidade de ensino, que não é de violência. "Considero esta escola como boa. Não tenho do que reclamar. Inclusive meu filho estuda aqui há dois anos", enfatizou. Lindinalva Oliveira Santos também considerou a escola como boa, afirmando que inclusive, seus filhos estão melhorando o rendimento.

Escola aberta a comunidade

O diretor de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Denisson Santana, deu boas vindas aos pais e alunos destacando que nesse momento é importante que se coloque em prática o que os gestores escolares fazem: manter as portas abertas para todos os estudantes.

"Vocês que são pais devem acompanhar o rendimento escolar e comportamento de seus filhos e o nível de aproveitamento dos projetos que são executados pela escola, pois devemos transformá-la num palco de discussões. Compareçam mais e conversem com os professores e diretores", estimulou.