XXIII Salão dos Novos é aberto na Galeria Álvaro Santos

Funcaju
21/03/2014 12h20
Início > Notícias > XXIII Salão dos Novos é aberto na Galeria Álvaro Santos



A abertura do XXIII Salão dos Novos aconteceu na noite de quinta-feira, 20, na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju). Em 2014, fazendo uma homenagem à artista Juju Choucair, o evento conta com 40 obras de 27 artistas, sendo escolhidas por um grupo de júri. 

Dentro os trabalhos que participam da mostra, foram selecionadas três obras vencedoras e cinco ganharam menção honrosa. a escolha foi feita por dois grupos de jurados, um para a seleção das obras para exposição, com Belo Ribeiro, Joel Dantas e Rei do Barro. E outro para a escalação dos três ganhadores e as cinco menções honrosas compostas por Anselmo Rodrigues, Naelson Belém e Rafael Alcântara.

A vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, falou sobre a importância que o evento tem no cenário sergipano. "O Salão dos Novos é uma porta que se abre como o próprio nome diz, para os novos artistas, pessoas que não têm seus trabalhos conhecidos. Aqui eles podem ter a oportunidade de se desafiar com um concurso mostrando seu trabalho", afirmou.

O artista italiano, Felippo Garrone, com sua obra intitulada de "In Memoria de Hieronimoos Puc", que ficou em terceiro lugar, contou como é ser um dos ganhadores. "A oportunidade de tocar o coração de alguém com minha arte é sem palavras", comentou.

Ademir dos Santos, segundo lugar com a obra "Em Noite de Luar", ressaltou a importância da exposição para os novos artistas. "Aqui é um espaço muito democrático, onde os artistas que ainda não são reconhecidos têm a oportunidade de mostrar seu trabalho".

O primeiro colocado, José Valter com a obra "Está Consumada", explicou o destino do prêmio. "Meu objetivo era competir, mas ficar em primeiro lugar é uma honra, e o valor do prêmio será destinado às aulas de pintura que eu dou para crianças com deficiência", informou.

Já Maurício Ferreira, o marido da artista plástica homenageada, descreveu a emoção de ver a sua esposa sendo lembrada pelas suas obras. "Hoje estamos ganhando um presente divino, só temos a agradecer aos organizadores do evento por essa linda homenagem", declarou.

Para o diretor da unidade, Luiz Adelmo, o Salão dos Novos é uma dos eventos mais importantes realizados pela galeria. "O Salão dos Novos é palco de surgimento de vários artistas. Hoje na mídia temos em média de 13 nomes que surgira aqui, então, a importância é indescritível", finalizou.

De acordo com o secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho), a pasta e Prefeitura de Aracaju cumpre o papel de fomentar o surgimento de novos talentos. "O Salão dos Novos é um marco na nossa cultura, pois abre portas para que futuros artistas plásticos, não só de Aracaju, mas de todo o Estado, possam surgir e mostrar o talento que cada um tem".

O XXIII Salão dos Novos segue aberto até o dia 12 de abril. A Galeria de Arte Álvaro Santos fica aberta ao público, de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h.

Ganhadores

1º Lugar: José Valter Soares

Obra: Está Consumado

2º Lugar: Ademir dos Santos

Obra: Em Noite de Luar

3º Lugar: Felippo Gorrone

Obra: In Memória de Hieronimoos Puc

 

Menções honrosas

Marcilene Cavalcante

Obra: Santo Antonio

Manoel Messias Moura

Obra: Mané Sereno

Ana Leite

Obra: Mandala Circular Colorida

D'Arc Bettânia

Obra: O Violão Solista

Thiago Trindade

Obra: Arte em Prego I e II