Gestores discutem planejamento da Saúde de Aracaju

Saúde
21/03/2014 14h20
Início > Noticias > 58460

A secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho Machado, reuniu o Comitê Gestor composto por coordenadores, assessores e gerentes dos diversos setores administrativos que compõem a Secretaria. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 21, no auditório da FUNASA e teve como objetivo discutir o planejamento e as estratégias pactuadas pela gestão para levar um melhor atendimento de saúde para a população.

A secretária abriu o encontro reforçando que a Saúde de Aracaju segue desenvolvendo um trabalho transparente com o objetivo de melhorar a situação da Saúde e os serviços por ela oferecidos.  "Mesmo passando por um momento desafiador e com diversas cobranças, estamos dando continuidade ao planejamento por meio do Comitê Gestor que foi implantado desde 2013. Nesta gestão, assumimos uma postura de gestor para desenvolver um trabalho de equipe dentro da secretaria, visando organizar melhor os fluxos e as pactuações da Saúde", disse. 

Durante a reunião, foram realizadas apresentações da Procuradoria da Saúde, Assessoria Jurídica, Diretorias de Atenção a Saúde, Vigilância em Saúde, Auditoria, Planejamento, Fundo Municipal de Saúde, além dos trabalhos desenvolvidos nos departamentos Administrativo e Financeiro, Gestão do Trabalho em Saúde e da Regulação Controle e Avaliação.

Leane apresentou o novo administrador hospitalar, David Dortas Faro, que estará trabalhando junto à equipe do município na Rede de Urgência e Emergência. Leane reforçou o importante trabalho de planejamento que vem sendo desenvolvido com apoio dos consultores da Secretaria da Saúde, Renilson Rehem, Maria do Carmo Tamboni e Maria José Evangelista. "A consultoria está à disposição de toda a rede e é uma ferramenta que contribui para se encontrar soluções para as demandas da saúde. A consultoria nos ajuda a avançar com decisões acertadas e fundamentadas no conhecimento de especialistas experientes em administração pública, SUS e rotinas de serviço público", enfatizou.

Representando a Procuradoria Geral do Municipio, o procurador Agamenon Alves Freire Junior, falou do relacionamento respeitoso que a procuradoria tem com a Saúde de Aracaju, realizando um trabalho de relevância pública ao priorizar certas demandas judiciais do órgão. "A saúde lida com grande volume de contratos e processos, por isso a Procuradoria mantém uma extensão do próprio órgão e um procurador trabalhando especificamente com as demandas da Saúde. O objetivo, além de estimular a boa prática do Direito é orientar sobre implicações de ordem legal, decorrentes da Legislação Federal, Estadual e Municipal, e assim como no tocante à jurisprudência aplicável aos atos administrativos do município", enfatizou.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonses, Roseane Nunes, também participou da reunião e avaliou como positiva. "A decisão da gestão em manter uma relação transparente e direta com os diretores, assessores e coordenadores é um beneficio para as rotinas de trabalho dos diferentes setores da secretaria. As pessoas sentem mais flexibilidade e acessibilidade na tomada de decisões e os coordenadores ficam estimulados a procurar ajuda do próprio gabinete da secretária", explicou.