Na manhã de hoje, 21, a Saúde de Aracaju através do Programa Saúde da Criança do Adolescente e Jovem, realizou uma palestra educativa sobre o Papiloma Vírus Humana (HPV), esclarecendo dúvidas sobre o benefício da vacinação, além de distribuir a caderneta de vacinação para os adolescentes.
As estudantes do Colégio do Salvador receberam a visita do médico de referência do Programa Saúde da Criança, Byron Ramos, que ministrou a palestra destacando a importância da vacina. O intuito foi estimular a adesão à campanha das meninas de 11 a 13 anos.
"É mais que importante. É fundamental tomar a vacina contra o HPV, pois, contribui para a prevenção do câncer do colo de útero, um câncer de grande incidência atualmente. As meninas vacinadas estarão imunes a quatro variações do vírus que causa o HPV", disse Byron, que também respondeu a questionamentos feitos pelas alunas, sobre as formas de transmissão do vírus.
A professora Anísia Iglesias, elogiou a Secretaria da Saúde pela iniciativa. "É de fundamental importância palestra como essa. Assim nossas alunas aprendem a necessidade da vacina, além de esclarecer as dúvidas sobre as doenças causadas pelo HPV," disse.
O Ministério da Saúde destaca que existem mais de 150 tipos do vírus HPV, sendo que 12 são considerados cancerígenos. A vacina, que está sendo aplicada em todo o país, protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6 e 11 (baixo risco) e 16 e 18 (alto risco) - os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos a 70% dos casos de câncer de colo do útero.