Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju estão, de 24 a 27 de março, mapeando áreas e realizando ações para o combate do caramujo gigante africano no bairro Santa Maria. A ação é itinerante e por meio de visitas as residências da região os agentes orientam os moradores sobre medidas para acabar com o caramujo, cuja espécie pode transmitir doenças como a meningite.
O coordenador do Programa de Controle da Esquistossomose do CCZ, José Chagas, explica que o objetivo é levar informações a população sobre o manejo da espécie hospedeira no bairro Santa Maria. “É preciso ter cuidado no contato com a espécie, os caramujos se concentram em áreas propícias como o acumulo de material orgânico como esgoto, áreas com matos, lagoas e terrenos baldios. Por isso, as pessoas devem evitar banhos de lagoas e o contato dos pés descalços na lama, terrenos baldios e nas ruas não pavimentadas”, disse.
Hoje, 24, os agentes iniciaram as atividades nas ruas próximas ao Complexo Penitenciário do bairro Santa Maria no Loteamento Paraíso do Sul.