Fundat preencheu 400 vagas em três dias

Formação para o Trabalho
24/03/2014 18h11
Início > Notícias > Fundat preencheu 400 vagas em três dias

A existência de cursos profissionalizantes gratuitos é o resultado de um intenso trabalho, mas a liberação das vagas não é sinal de que as tarefas foram encerradas. Muitos profissionais precisam se dedicar para garantir a ocupação das turmas e a presença dos alunos em sala de aula. Entre os dias 19 e 21 da última semana, por exemplo, equipes da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) preencheram cerca de 400 vagas em cursos Pronatec ministrados pelo Senai. Nesta segunda-feira, 24, as demais inscrições para estas turmas serão encerradas.

O trabalho realizado na coordenação das Unidades de Qualificação e Produção (UQP) envolve não só receber as fichas com as demandas das UQPs e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), mas também separar tais demandas, cadastrá-las e fazer contato com todos os interessados para garantir a confirmação da matrícula.

"Depois de realizar o cadastro das pessoas que vieram até a sede da Fundat, até uma UQP ou a um CRAS, se inicia o processo de confirmação de matrícula, então nós ligamos para os interessados e indicamos onde eles precisam ir, que documentos devem levar e o prazo. É importante reforçar que sem essa confirmação o aluno perde a vaga, por isso é importante seguir as datas e tirar todas as dúvidas durante o contato com o profissional da UQP", aconselha a assistente de Pronatec da Fundat Francielle Rodrigues.

Como o tempo é curto, a coordenadora de qualificação profissional da Fundat, Kátia Farias, explica que é necessário um planejamento estratégico que possibilite o preenchimento das vagas. "Nós compreendemos que é necessário descentralizar o trabalho, pois recebemos demandas muito grandes em pouco tempo. A solução que adotamos foi treinar os servidores que trabalham nas UQPs para que eles também possam cadastrar os alunos que os procuraram, evitando que todas as fichas tenham que ser encaminhadas para a Fundat".

Ainda segundo ela, partir daí a coordenação passa a atuar gerindo a quantidade de vagas que cada um dos membros poderá cadastrar. "A participação mais ativa das UQPs é muito importante para o nosso trabalho, mas também exige muitos cuidados, pois nós precisamos estar em contato permanente, para saber quantas vagas ainda podem ser disponibilizadas aos alunos que procuram os pontos de matrícula no último dia de oferta", diz a coordenadora, enquanto reforça que por conta destas demandas amplas é mais prudente que os alunos se matriculem já nos primeiros dias de oferta.