Juvêncio Oliveira prestigia abertura do Prêmio de Poesia Gov. Marcelo Déda

Articulação Política e das Relações Institucionais
25/03/2014 18h54

Não é de hoje que pesquisas do mundo inteiro apontam que a criança que desde cedo tem contato com a leitura, se comunica melhor. E foi para incentivar este hábito bastante saudável nos pequenos aracajuanos, que a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou o Projeto de Lei 48/2013 de autoria do vereador e presidente da Casa, Vinícius Porto, que institui hoje (25), o Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda como Projeto anual da Casa.

Na ocasião, crianças e adolescentes da rede municipal de ensino participaram da abertura oficial do Prêmio, onde o secretário da Articulação Política e das Relações Institucionais de Aracaju, Juvêncio Oliveira, representou o prefeito João Alves Filho. Durante seu pronunciamento, o secretário falou sobre a importância de incentivos como este, para a formação da história de personalidades sergipanas que fizeram a diferença no estado.

 

"Essa é uma verdadeira oportunidade para que essas crianças possam aparecer para a sociedade. Quantos homens célebres nós temos no estado que são oriundos da escola pública? A mesma oportunidade que foi dada a essas pessoas está sendo dada hoje a essas crianças", ressaltou Juvêncio Oliveira.

 

O autor da propositura, o vereador Vinícius Porto, destacou o poder da leitura na construção de uma sociedade sólida e esclarecida. "Incentivar a leitura é um dos objetivos do Prêmio. A sociedade precisa compreender a importância desse hábito como contribuição para a formação de jovens e adultos bem estruturados", explicou o presidente da CMA.

 

 

Melhoria na educação

Em seu discurso na tribuna, o diretor de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, Dênisson Sant'anna, ressaltou que somente agora é possível comemorar a instituição deste Projeto, já que, segundo ele, dados apresentados pelo Índice de Desenvolvimento Básico (IDEB) de 2011 classificavam Aracaju como o pior índice educacional das capitais brasileiras.

 

"Na atual gestão, no entanto, nós conseguimos - através da criação do Programa Estruturado nas escolas de Aracaju - reduzir em 30% os índices de analfabetismo do município. Hoje nós podemos, enfim, dizer que nossas crianças podem ler, entender e escrever poesia", finalizou o diretor de ensino.

 

A secretária da Inclusão Social e ex primeira dama do estado, Eliane Aquino, discursou sobre o poder da poesia e pediu dedicação a cada um dos estudantes que participaram da sessão.

 

"Cada poema que vocês escreverem vai ser um pouquinho da alma de vocês que estará sendo gravada nessas linhas. Leiam bastante por que ninguém nasce completamente preparado. E é o que eu desejo, que a poesia imprima uma marca no coração de vocês", disse a secretária.

 

 

Sobre o Prêmio

Podem participar do Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda alunos da rede pública do município. As inscrições consistem em entregar a poesia escolhida nas diretorias das escolas até o dia 30 de abril. O resultado será divulgado no dia 20 de maio durante a sessão plenária da CMA. As três melhores poesias serão premiadas com um notebook e dois tablets.