Conselheiros tutelares dos cinco Distritos de Aracaju participaram nesta quarta-feira, 26, da oficina de capacitação intitulada "Sensibilização na Linha de Cuidado para Atenção Integral a Saúde de Criança, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência", realizada pela Secretaria Municipal da Saúde(SMS), na Estação Cidadania, unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), que abriga os Conselhos de Direito.A capacitação teve início nesta última terça-feira, 25, com a participação de dois conselheiros tutelares de cada Distrito.
A coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Rita Bitencourt, explicou que a ação faz parte de uma sequência de atividades que visam a implementação de políticas públicas do Ministério da Saúde, gestor federal do SUS , e segue recomendações da Organização Mundial da Saúde(OMS).
Segundo a coordenadora, em novembro do ano passado, durante a oficina de multiplicadores, foi discutida a necessidade de inserir os Conselhos Tutelares dentro do processo de capacitação. Ela esclareceu que na rede de cuidados existe uma série de atores envolvidos, sendo essencial que o conselheiro tutelar compreenda seu importante papel nesse contexto.
No primeiro dia de capacitação, foram distribuídos kits com livro explicativo sobre o programa aos participantes, enquanto a palestrante Rita Bitencourtt apresentou de forma bastante didática e com o uso de recursos audiovisuais os tipos de violência familiar.
A oficina foi muito participativa, com o evidente interesse dos conselheiros tutelares. "Os vídeos estão bem feitos e as palestras foram muito esclarecedoras", comentou a conselheira tutelar Aldinete Melo, informando que irá repassar os conhecimentos recebidos para os demais membros do Conselho Tutelar do 5º Distrito.
A oficina teve o apoio técnico do Núcleo de Prevenção à Violência e Acidentes (Nupeva) e com a presença da coordenadora de Serviço Social da SMS, Lara Brito. No segundo dia, a palestra foi dirigida pela assessora da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, Josevanda Mendonça Franco, que reforçou a importância do bom procedimento do conselheiro tutelar dentro dos processos relacionados a família da criança e adolescente.