A política de Segurança Pública implantada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tem priorizado a valorização e o preparo eficaz do contingente da Guarda Municipal. Seguindo essa determinação, o órgão prossegue com o I Nivelamento Tático Operacional da GMA, especializando guardas municipais (GMs) da capital e de outras cidades de Sergipe e do Brasil.
O curso que foi iniciado na última quinta-feira, 20, seguirá até o próximo domingo, 30. Dos 57 GMs que participaram do Teste de Aptidão Física, 47 iniciaram o nivelamento, restando 32, dentre os quais duas mulheres. O desgaste físico e mental, de acordo com os participantes, foram as principais causas de desistência.
De acordo com o Diretor Adjunto da GMA, Tenente Jonatas Souza, o objetivo é criar dentro da instituição uma equipe de pronto emprego, que atuará em operações de alta complexidade no apoio às demais categorias de Segurança Pública que atuam em Aracaju.
"Pela primeira vez na história da GMA está sendo formatada uma capacitação técnico-profissional desta envergadura, buscando todo um aperfeiçoamento dos instrutores nas suas respectivas áreas de atuação com o objetivo de disponibilizar as ferramentas necessárias para que os concludentes possam exercer com segurança, da melhor forma possível, suas atividades profissionais, garantindo assim um serviço público de segurança mais eficaz por parte da GMA", afirma Jonatas..
As instruções teóricas e práticas têm sido desenvolvidas em parceria com diversas instituições de Segurança Pública, como Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Polícia Civil, Polícia Federal e Rodoviária Federal e agentes penitenciários.