Sema participa de ação pela preservação de manguezais

Meio Ambiente
28/03/2014 14h00
Início > Noticias > 58552

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) participou, na manhã desta sexta-feira, 28, de mais uma mobilização da sociedade civil em prol da preservação do meio ambiente.  O evento intitulado "Jogando Limpo com o Mangue" foi promovido pelo Shopping Riomar e articulou diversos órgãos públicos, empresas e ong's.

"A Sema não poderia deixar de participar de um evento que tem como objetivo minimizar os impactos negativos que o mangue sofre em decorrência da ação do homem", informou o secretário Eduardo Matos.

Os impactos mencionados pelo secretário são os despejos de efluentes líquidos sem tratamento, desmates de matas ciliares e os descartes irregulares de resíduos sólidos.

Os inúmeros danos ao ecossistema manguezal são percebidos quando se faz uma pesquisa aos trabalhos científicos e artigos jornalísticos. A Embrapa divulgou que em 1975 o Estado de Sergipe possuía um total de 555,72 km² de área de mangue. Já no ano de 1981 eram 468,7km². Atualmente, a área compreende 256km², o equivalente a 25 mil hectares, ou seja, 1,17% do território sergipano. Na Grande Aracaju as áreas de mangue correspondem a 133,25 Km².

"A nossa intenção não é fazer com que os manguezais desapareçam, mas preservá-los. Por isso, estamos estudando a criação de unidades de conservação em Aracaju", completou Matos.

Para o organizador do evento, Fabiano Mehmeri, coordenador de desenvolvimento socioambiental do Grupo JCPM, o evento é um alerta global para a preservação do ecossistema característico de regiões costeiras como Aracaju. "É mais uma ação de conscientização ambiental que o Grupo JCPM promove através do Shopping Riomar. Aqui fazemos um alerta para que a população preserve  o manguezal. Aracaju possui belezas naturais e não deve perder a característica de uma  cidade ribeirinha" disse.