Cursos de culinária estimulam o empreendedorismo

Formação para o Trabalho
28/03/2014 17h30

Dentre os variados cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), estão os relacionados à culinária, como os de Auxiliar de Cozinha e Salgadeiro. Esta área sempre esta entre as mais procuradas na instituição, pois elas proporcionam uma grande possibilidade de inserção no mercado de trabalho, além  de estimular o empreendedorismo.

Aluna Joseane Dias de Castro esta matriculada no do curso de Auxiliar de Cozinha e já se mostra entusiasmada com os conhecimentos até então adquiridos. "As aulas e os professores são excelentes, o que nos faz aprender bastante. Aqui não aprendemos somente cozinhar, nós aprendemos várias técnicas que levamos para o dia-dia, para nossa família e isso é muito bom", diz.

Joseane, que já havia trabalhado na área, afirma que pretende continuar na profissão, almejando um dia empreender no ramo da gastronomia. "Com certeza pretendo abrir o meu negócio. E o curso tem um papel muito importante, pois cozinhar não é só ir para o fogão, tanto que as aulas estão me passando conhecimentos que nunca tive, mesmo já tendo exercido a profissão."

Assim como Joseane, Bryan Oliveira, de 18 anos, também está se profissionalizando no setor culinária. Ele está fazendo o curso de Salgadeiro, ofertado recentemente na Fundat e espera que este trabalho possibilite um retorno financeiro que facilite a abertura do seu negócio no futuro.

Sobre o curso, Bryan conta que recebeu muitas dicas e aprendeu técnicas, processos e receitas. "Este curso vai me ajudar a alcançar os meus objetivos. Para começar pretendo trabalhar para alguma empresa e em seguida quero montar um negócio, acho que neste curso, nós todos fomos incentivados a busca crescimento e a nos tornar futuros empreendedores", conta o aluno.