Cursos de idiomas fazem diferença no currículo

Formação para o Trabalho
31/03/2014 15h55
Início > Noticias > 58572

O Plano de Ação 2014 do Ministério do Turismo pretende aumentar para 7,2 milhões a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. Para receber todas estas pessoas, durante os eventos esportivos e depois deles, serão necessário investimentos em diversos setores como o de hotelaria, gastronomia e transporte. Em profissões destes setores, e de vários outros, tendem a ser mais valorizados os profissionais que dominem pelo menos uma língua estrangeira.

A percepção desta tendência fez com que os cursos de idiomas aumentassem não só a sua oferta de turmas, mas também criassem cursos específicos para a preparação de profissionais interessados em atuar durante os eventos esportivos. Os cursos de inglês e espanhol têm sido os mais valorizados, por conta do perfil do público e da proximidade do Brasil de muitos países que utilizam o espanhol como principal idioma.

Compreendendo esta oportunidade e a impossibilidade de parte da população de pagar os preços cobrados nos cursos de idiomas, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), também aumentou sua oferta gratuita de cursos de línguas.

Nos dias 10 e 11 de março, por exemplo, foram iniciadas três turmas de inglês e espanhol básicas, todas com 160 horas de carga horária e ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Estas turmas fazem parte da oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) fazendo com que além da gratuidade os alunos recebam material didático e uma bolsa para custear os gastos com transporte e alimentação durante o curso.

Na próxima terça-feira, 1º, outras três turmas serão iniciadas, duas delas já adotando o nível intermediário. Tanto para estas, quanto para as turmas básicas é exigido do aluno o Ensino Fundamental incompleto (a partir do 9º ano) como escolaridade mínima para poder se matricular em um dos cursos

Inscrições abertas

Além das seis turmas citadas, a Fundat  está com vagas abertas para outras duas turmas de inglês, estas com conteúdos mais voltados para a atuação no setor de turismo e com carga horária de 180 horas. Os cursos serão ministrados pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), no turno da noite, a fim de facilitar o acesso de pessoas que estudem ou trabalhem durante o dia.

As inscrições seguem até a próxima sexta-feira, 4. Os interessados devem se dirigir à sede da Fundat, localizada no Centro de Aracaju, na rua Pacatuba, n° 104, ou às Unidades de Qualificação e Produção (UQP) do Jardim Esperança, do Porto D'antas e da Coroa do Meio I. Para a inscrições é preciso ter a partir de 16 anos e levar a um dos pontos de matrícula cópias do comprovante de residência, carteira de identidade, CPF e declaração de escolaridade, além do número de inscrição do Cadastro Único do Governo Federal.