Fundat encerra março com indicadores positivos

Formação para o Trabalho
01/04/2014 10h38
Início > Noticias > 58576

Uma das grandes preocupações da atual gestão é a geração de renda e qualificação profissional dos aracajuanos. Para atingir estes objetivos, a antiga Fundação do Trabalho foi reformulada e transformada na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), cuja atuação tem como foco a melhoria da qualidade de vida do aracajuano através da qualificação, do encaminhamento para o mercado de trabalho e do incentivo de práticas empreendedoras. Durante o mês de março os três grandes eixos de atuação da Fundat alcançaram números positivos.

Mais Qualificação

Para a qualificação profissional do aracajuano, a Fundat oferece, através do Programa Mais Qualificação, cursos profissionalizantes e livres. Os cursos profissionalizantes possuem carga horária mínima de 160 horas e são ministrados por parceiros de renomes, como as instituições do Sistema “S” e o Instituto Federal de Sergipe. Esta parceria, que se dá graças ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), já colocou 1.787 alunos na sala de aula, apenas no mês de março.

Ainda são oferecidos cursos livres, com menor duração e focados no ensino de uma ocupação que gere uma fonte de renda complementar ao cidadão. Os cursos livres são realizados a partir de recursos provenientes de convênios e parcerias com instituições públicas ou privadas e com as demais secretarias Municipais de Aracaju. No mês de março, estes cursos foram retomados e já qualificaram 100 aracajuanos.

Mais Trabalho

Os serviços da Agência do Trabalhador têm como objetivo facilitar a inclusão do cidadão aracajuano no mercado de trabalho, a partir do encaminhamento de profissionais capacitados às empresas parceiras ou que apresentam suas demandas à Fundat. Além disso, a Agência orienta quanto à construção mais adequada de currículos e confecciona Carteiras de Trabalho.

O acumulado do mês de março indica que mais de mil aracajuanos foram encaminhados. Se considerados os demais meses deste ano, o número sobe para 4.570 pessoas. A ação desenvolvida pela Agência busca estabelecer parcerias com empresas para melhor compreender as demandas do mercado e através destas demandas guiar as formações dos alunos e até mesmo a oferta de cursos da Fundação.

Mais Renda

O programa Mais Renda se dedica ao incentivo de práticas empreendedoras. Através do CredPovo, o micro e pequeno empreendedor recebe orientações de como abrir e manter seu próprio negócio. Para isso, técnicos da Fundat recebem ou visitam os interessados, elaboram projetos e os encaminham para instituições financiadoras. Após isso, é feito um acompanhamento dos empreendimentos, visando garantir o sucesso dos mesmos. Durante o mês de março, o CredPovo encaminhou mais de nove mil reais para análise.

Por este eixo, ainda são realizadas palestras e cursos de qualificação, direcionados ao estímulo do empreendedorismo e do planejamento financeiro. A partir do mês de abril serão reiniciadas as capacitações para feirantes e ambulantes que atuam em Aracaju, o objetivo da Prefeitura é melhorar a qualidade dos serviços de rua oferecidos na capital. As novidades deste setor incluem o início de capacitações para merendeiras e agentes ambientais, responsáveis pela recolha de materiais recicláveis.