Reunião acerta detalhes para o Dia D

Saúde
01/04/2014 16h56

Na tarde desta terça-feira, 01, a secretária municipal de Saúde, Leane de Carvalho Machado e equipe, reuniram parte do quadro de servidores, no auditório da Funasa, para ajustar detalhes sobre o “Dia D” - evento que acontecerá em 29 Unidades de Saúde da Família, no próximo sábado, 05, com a finalidade de vacinar adolescentes contra o HPV e crianças contra o sarampo.

“Precisamos priorizar a faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde, aumentando o índice de vacinação. É preciso que as pessoas saibam os riscos que correm ao não vacinar suas filhas contra o HPV, por isso peço o empenho de todos, no sábado, para que tenhamos uma maior cobertura na vacinação. Sobre o sarampo, precisamos conter o surto que já vem acontecendo em alguns estados do Nordeste, por isso realizaremos a aplicação dessa vacina também. Agradeço o compromisso de nossos servidores que, certamente, farão um excelente trabalho.”, pontuou Leane.

A diretora de Vigilância em Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, explicou que o foco serão as adolescentes com idades entre 11 e 13 anos para a vacinação contra o HPV e crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos, contra o sarampo. “Estamos traçando diretrizes para esses dois tipos de vacina. Passaremos para os enfermeiros e auxiliares de enfermagem todas as instruções técnicas para que tenhamos um trabalho coeso e abrangente.”, enfatizou Cristina.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Raulina Gomes essa intensificação certamente contribuirá para que chegar perto da meta estipulada pelo Ministério da Saúde em relação à vacinação contra essas duas doenças. “De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que ao final das campanhas tenham sido vacinadas 80% das adolescentes de Aracaju contra o HPV e 95% das crianças contra o sarampo.”, informou.

Durante o encontro, a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Débora Moura explicou aos servidores que alguns detalhes precisam ser priorizados, como por exemplo, a confirmação, através de documentação com foto, da idade das adolescentes.

“Em relação ao HPV, o foco do Ministério são adolescentes entre 11 e 13 anos de idade,  teremos que voltar nosso trabalho para vacinar esta faixa etária. Em setembro, essas mesmas garotas receberão a segunda dose desta vacina. Assim, pedimos aos servidores que estarão no 'Dia D' que  tenham atenção aos detalhes como idade, conferindo documento com foto e que tratem os pacientes com cuidado, pois trata-se de um público que está em formação, então questões sobre relações sexuais e outros fatores pessoais deverão ser deixados de lado, para não provocar constrangimento nas garotas. Já o sarampo, a campanha surgiu neste momento porque no nordeste existe um surto da doença e temos que combatê-la.”, disse Débora.

Confira a lista com nomes e bairros das Unidades de Saúde da Família onde acontecerão as vacinações no “Dia D”:

Augusto Cesar Leite - conj. Sta Tereza

Augusto Franco – Conj. Augusto Franco

Niceu Dantas – Mosqueiro

Elisabete Pita – Santa Maria

Humberto Mourão – São Conrado

Celso Daniel – Santa Maria

Hugo Gurgel – Coroa do Meio

Costa Cavalcante – jardim Esperança

D. Sinhazinha – B. Grageru

Max de Carvalho – B. Luzia

Manoel de Souza Pereira - Sol Nascente

Fernando Sampaio - B. castelo Branco

Madre Tereza - B. Jabotiana

Edezio Vieira de Melo - B. Siqueira Campos

Adel Nunes - B. América

Maria do Céu - Centro

Dona Jovem - B. Industrial

Cândida Alves – Santo Antônio

Francisco Fonseca - 18 do Forte

José Machado de Souza - Santos Dumond

Eunice Barbosa - Coqueiral

João Cardoso – José Conrado de Araújo

Anália Pina – Almirante Tamandaré

José Quintiliano - Getemana

Renato Mazze Lucas – Santos Dumond

Lauro Hora - Bugio

Carlos Hardmam - Soledade

Walter Cardoso - Veneza

Carlos Fernandes de Melo - Lamarão