Fundat e TJ fecham parceria para capacitação de 200 mulheres

Formação para o Trabalho
02/04/2014 12h00

Na última terça-feira, 1°, foi assinado um termo de parceria entre a Fundação Municipal de Formação para Trabalho (Fundat) e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para a capacitação de 200 mulheres vítimas de violência doméstica. O termo foi firmado pelo presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Cláudio Déda Chagas, e pela presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

A iniciativa da parceria surgiu na Coordenadoria da Mulher do TJSE, que visualizou no trabalho ativo realizado pela Prefeitura, a possibilidade de atingir a essas mulheres com maior intensidade. A ação pretende reforçar o Projeto Conectando com o Social, que já vinha sendo realizado pela Coordenadoria da Mulher e oferecido para este público.

As capacitações visam auxiliar a independência financeira de mulheres vítimas de violência doméstica, em relação aos seus parceiros. "O nosso objetivo é evitar que pessoas que sejam agredidas nas suas casas saiam sem condições de trabalho, por falta de qualificação. E esse convênio vai representar muito, pois as mulheres vão obter uma qualificação profissional, possibilitando uma independência da pessoa que a agredia", explicou o desembargador Cláudio Chagas.

Os cursos oferecidos pretendem se adequar não só as demandas do mercado de trabalho, mas também às habilidades e desejos profissionais das mulheres. "O foco é formar para o mercado de trabalho, possibilitando a estas mulheres a obtenção de uma profissão e de um emprego formal, ou capacitar para a geração de renda, habilitando-as a trabalhar como empreendedoras individuais, abrindo e gerindo seus próprios negócios, para que de uma forma ou de outra elas passem a auferir a sua renda e a possam se afastar das situações de violência", comentou a presidente da Fundat. 

Gláucia aproveitou para convidar as mulheres atendidas pelo projeto para participar outras ações desenvolvidas pela Fundat, a exemplo das palestras voltadas para o empreendedorismo e da emissão da Carteira de Trabalho. Ela também reforçou desejo de que as 200 capacitações representem apenas o início da parceria. "Nós estamos disponíveis e interessados em firmar qualquer convênio e parceria que sejam convertidos em melhorias para a população", concluiu a presidente da Fundat.