Investimento na revitalização das praças é o maior dos últimos anos

Infraestrutura
02/04/2014 16h44

Em pouco mais de um ano à frente do Executivo municipal, a atual gestão já entregou aos aracajuanos duas das principais praças da cidade totalmente revitalizadas e dotadas de equipamentos que valorizam a prática de atividades lúdicas e a convivência social. As praças Tobias Barreto e Camerino, recentemente inauguradas, sintetizam o compromisso social e administrativo de uma gestão que tem trabalhado em todas as regiões da capital, buscando ampliar os espaços de lazer e melhorar a vida dos aracajuanos.

Mas os investimentos em urbanização de espaços públicos não param. Está em andamento a revitalização de mais duas praças: a José Andrade Góes, localizada entre os bairros 18 do Forte e Palestina, Zona Norte da capital e a Praça Pedro Diniz Gonçalves Filho, localizada no conjunto Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa. Ambas apresentavam problemas nos projetos originais na planilha orçamentária, cuja elaboração foi feita durante a gestão anterior. Após as correções técnicas feitas na planilha e as readequações executivas no projeto original, foram consideradas  as condições exigidas pelos agentes financiadores e respeitadas as recomendações dos órgãos fiscalizadores da administração pública.

Os bairros 17 de Março e Olaria também foram beneficiados com os investimentos da Prefeitura.  No caso da Praça do Esporte a da Cultura do bairro 17 de Março, trata-se de um projeto que modificará a paisagem urbana da região e buscará atender a demanda por locais para a prática de atividades de lazer, esporte, cultura. Já a Praça do Esporte e da Cultura do bairro Olaria vai oferecer aos quase 20 mil habitantes, divididos entre o conjunto Veneza, loteamentos São Carlos, Maria do Carmo II e Nova Liberdade I, um espaço de vivencia coletiva. 

Parcerias e investimentos

Para realizar este conjunto de obras, a administração municipal tem feito convênios com órgãos financiadores, a exemplo da União, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), organismos internacionais e bancos públicos. Somando os recursos do período em que está à frente da PMA, o prefeito João Alves Filho já investiu quase R$7 milhões na revitalização e construção de novas praças, superando antigos gestores.   

Manutenção e reparos

"Cuidar das praças é, de forma indireta, cuidar do povo". A frase da engenheira Socorro Cacho, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) revela a atenção e o trabalho executado para urbanizar estes espaços. Ações rotineiras de reparos e manutenção de diversas praças já alcançaram todos os pontos da capital e tem mudado a paisagem urbana da cidade. "Tanto as grandes obras nas praças, quanto os reparos diários resultam em uma cidade mais agradável para quem mora ou visita", destaca Socorro Cacho.

Entre as praças já contempladas com o trabalho da Prefeitura estão a Eronildes de Carvalho, no bairro Salgado Filho; Praça das Mães, localizada no conjunto Santa Tereza, bairro Aeroporto;  a Ronaldo Calumby Barreto, no conjunto Tiradentes, bairro Novo Paraíso;  a praça principal do Conjunto Sol Nascente, bairro Jabotiana; e praça da rua Manoel Vieira de Melo, no Jardim Centenário.

Outros logradouros localizados no Bugio, Grageru, Atalaia, América e Ponto Novo já tiveram as estruturas reparadas com pinturas, manutenção em alambrados e reparos no piso.