Alunos especiais recebem da Semed atendimento apropriado

Educação
08/04/2014 15h24
Início > Notícias > Alunos especiais recebem da Semed atendimento apropriado

A professora Margareth Gomes de Souza Santos, da sala de recursos da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Áurea Melo Zamor, realiza um trabalho qualificado, com muito amor e dedicação. Ela orienta e instrui as crianças com necessidades especiais e com os mais diversos tipos de deficiência, como paralisia cerebral, autismo, deficiência auditiva, distúrbio de fala e comportamental. “É um trabalho que faço há bom tempo, é um dom”, disse a professora.

O atendimento começa com o encaminhamento do aluno que apresenta alguma suspeita de deficiência ao Centro de Referência em Educação Especial de Sergipe (Creese), onde é feito um diagnóstico. Nem sempre a família tem conhecimento da necessidade que a criança possa ter e é na escola que os professores percebem qualquer anormalidade.

Feito o diagnóstico, as crianças recebem um atendimento diferenciado na sala de recursos do próprio colégio, onde são divididas em grupos conforme sua deficiência. Durante o atendimento, que dura 40 minutos, as crianças trabalham com jogos variados, brinquedos de encaixe, instrumentos musicais, quebra-cabeças e prancha de comunicação, que é um aplicativo específico usado para crianças com paralisia cerebral.

”Atendemos crianças na faixa etária de 3 a 12 anos que, brincando com a finalidade de aprender, superam seu próprio limite. Utilizamos CDs com jogos próprios para surdos, lupas para deficiência visual e lupa de longo alcance”, informa a professora Margareth Gomes. “Este trabalho é resultado de muito estudo e cursos que sempre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) oferece, apoiando minha qualificação profissional. O foco da sala de recursos é a estimulação precoce”, conclui a professora.