Em reunião ocorrida na manhã da última segunda-feira (7), no auditório do Ministério Público Estadual, a Promotora de Justiça Euza Missano recebeu a secretária Municipal licenciada da Semdec - Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, o secretário em exercício, Arivaldo Barreto, e os representantes do Procon Municipal, Nubem Bomfim e Jorge Husek, para definição de parceria entre eles e criação de um programa em defesa do consumidor.
A ideia do encontro partiu da própria Promotora, por entender a necessidade de se ofertar serviços protetivos à população mais carente, a partir da soma de esforços com os órgãos municipais. Nesta perspectiva, foi estabelecida a criação do "Projeto Defesa do Consumidor nas Comunidades", que impactará positivamente a realidade dos consumidores aracajuanos, levando conhecimento e proteção aos direitos do consumidor, em mais uma ação repleta de respeito, proatividade e cidadania.
A reunião pública teve como objetivo a formulação de um plano de atuação conjunto entre MPE e Semdec/Procon Municipal, com vistas a levar atendimento e resposta aos cidadãos no âmbito das relações de consumo, levando o atendimento do Procon cada vez mais perto da população. A parceria já nasce grande e proveitosa, haja vista a importância e o papel social que o MPE e a Semdec exercem na sociedade na proteção dos direitos do consumidor.
A parceria institucional entre MPE -Semdec/Procon, corresponsáveis na construção do Programa, visa levar respostas efetivas aos aracajuanos no tocante ao direito do consumidor. Este primeiro encontro teve por finalidade definir as ações, equipando os entes públicos de meios para o planejamento e execução do projeto em questão, tendo como ponto de partida a audiência pública marcada para o próximo dia 14 de abril, às 15 horas, na sede do Sindicato dos Radialistas, onde estarão presentes a Defesa Civil e a Guarda Municipal- órgãos vinculados à Semdec, além do Procon/Aju.
Na oportunidade, Associações de Bairros e sociedade civil se farão presentes para definição da programação e agendamento das ações necessárias nas comunidades a partir das demandas apresentadas pela sociedade civil.