De 7 a 11 de abril serviços de Saúde de todo Brasil estiveram mobilizados para refletir sobre os avanços e desafios na humanização do SUS. Em Aracaju, a Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha somou forças a Semana Nacional de Humanização com a realização de palestras e rodas de conversa que aconteceram nesta sexta-feira, 11, com a participação de profissionais da saúde, conselheiros e a pessoas atendidas pelo serviço.
A usuária Márcia Meireles prestigiou o encontro e reforçou que “hoje o SUS é o plano de saúde de todo brasileiro e por isso é tão importante que o valorizemos. A humanização vem justamente para melhorar os laços entre o cidadão e o serviço. Aqui na Unidade Sinhazinha agente tem o privilégio de ter profissionais sensíveis que atendem bem a comunidade desde a recepção ao consultório”, afirmou.
A gerente Dayne Goes também acrescentou que “um dos aspectos que fazem o SUS dar certo é a participação social, o trabalho e a gestão. Assim as Unidades se tornam um ambiente de trabalho melhor para os profissionais e prestam um serviço integrado a comunidade”.
Humanização no SUS
A Política Nacional de Humanização (PNH) é uma iniciativa do Ministério da Saúde e visa qualificar o sistema público, mudando a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS para que cada um deles se reconheça como responsável pelo SUS e contribua para melhorias.