Vandalismo e roubo de placas gera mais custos à SMTT

Transporte e Trânsito
25/04/2014 19h38

Um dado alarmante da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foi divulgado recentemente: aproximadamente 70% do trabalho da equipe responsável pela sinalização da cidade é de recolocação de placas furtadas, com um gasto de 150 a 200 reais por placa. Além do enorme custo, esse problema também faz com que locais menos urgentes demorem mais a receber a sinalização.

"A maioria dos furtos ocorre na área central da cidade. Eles roubam para usar a placa para chaparia dos veículos, a madeira utilizam para carroça, telhado e tem gente que enfeita a casa, por incrível que pareça", explicou Sheila Thereza, coordenadora de sinalização da SMTT. "Parte dos furtos ocorre pelos flanelinhas em locais que há regulamentação da proibição do estacionamento, eles retiram as placas para que seja permitido".

A SMTT faz um mapeamento da cidade para descobrir se houve furtos através dos agentes de trânsito que trabalham na região, mas também recebem muitas reclamações da própria população. "Por conta dos roubos, nós deixamos de colocar mais sinalização na cidade. Recebemos um grande volume de solicitações e acabamos não conseguindo cumprir porque temos que priorizar locais mais críticos, ou seja, estamos deixando de sinalizar outros pontos porque temos de estar sempre repondo", contou Sheila.

Para finalizar, Sheila faz um apelo. "Precisamos que as pessoas entendam é dinheiro público, dinheiro dos impostos, quanto mais ocorre esse tipo de vandalismo, mais estaremos com carência de sinalização, o que pode provocar acidentes e vamos ter um custo alto de manutenção, além disso essa verba poderia estar sendo investida de outra forma", disse.