Guarda Municipal leva oficinas de prevenção para a Feira de Possibilidades

Guarda Municipal
25/04/2014 17h19

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) encerrou a participação da I Feira das Possibilidades nesta sexta-feira. No stand da instituição, os Guardas Municipais (GMs) apresentavam e explicavam os métodos de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejada, também mostraram alguns exemplares de drogas e explicaram o mal que elas podem trazer a si e toda a família.

Contando com a presença de várias escolas e alunos de várias faixas etárias, a Feira de Possibilidade despertou bastante a curiosidade das crianças e adolescentes presentes. Aqueles que passavam pelo stand da GMA, ficavam atentos às explicações e tiravam muitas dúvidas.  Robert Ferreira, 13 anos, aluno do 7º ano, falou que gostou bastante das explicações. "Eu gostei muito. Achei bem interessante. Ajudou-me em algumas coisas. Aprendi muito, não sobre mim, mas sobre as meninas. Agora eu tenho mais conhecimento sobre a prevenção das DSTs. Eu vi também como são as drogas e o mal que elas podem fazer", contou.

A aluna Stephanie Santana, também do 7º ano garantiu que está bem informada sobre os assuntos abordados. "Eu aprendi muita coisa. Aprendi sobre a camisinha feminina que eu nunca tinha visto e sobre os anticoncepcionais. Eu aprendi sobre o crack e a maconha que eu também nunca tinha visto. Também aprendi sobre e como evitar uma gravidez".

Os professores ficavam atentos às exposições, principalmente sobre as drogas, pois elas estão presentes em muitas comunidades e a escola também tem função de conscientizar os alunos sobre os males que elas podem causar. A professora do 4º ano Crislaine de Oliveira demonstrou satisfação com o trabalho prestado.

"Achei muito interessante e acho importante esse tema para a minha comunidade, onde a realidade da maioria das crianças é ter na família pelo menos um usuário de droga. Então essa é uma maneira deles aprenderem e se prevenirem. Além disso, essas crianças passam a ter um olhar diferente para o trabalho da GMA, porque a realidade que eles têm é outra: é da Guarda que prende, que maltrata porque na verdade é essa a visão que os pais passam para eles. Então esse trabalho da Guarda  nas escolas ajuda a mudar essa visão", declarou a professora.

Para o GM Aldemir, que faz parte do grupo Anjos Azuis na Escola, as oficinas educativas estão cumprindo o papel de prevenção. "A aceitação está sendo bacana, inclusive as pessoas visitam bastante o nosso stand. Muitas curiosidades, principalmente dos adolescentes. Eles passam, ficam um pouco acanhados, mas geralmente perguntam", comentou..

A participação da GMA nessa Feira foi mais uma oportunidade para o órgão reafirmar o seu compromisso com o cidadão aracajuano, fazendo um trabalho social com os mais jovens. "É uma iniciativa muito importante porque é um trabalho de prevenção. Nós estamos começando a pensar no futuro, em como não deixar que certas coisas aconteçam para depois remediar e a GMA já pensando na questão da segurança e da criminalidade, levando em conta que a violência está crescendo em todos os lugares e também nas escolas, vem se aproximando desse público justamente para ampliar esse viés de prevenção. Queremos também passar uma outra visão da Guarda, não de uma Guarda repressora, não uma Guarda que quer só punir, prender, mas de uma Guarda que quer cuidar, que quer mostrar cidadania", afirmou a GM Tassia, membro da coordenadoria de formação e aperfeiçoamento da GMA.