PMA vai aumentar malha cicloviária da cidade

Obras e Urbanização
29/04/2014 11h26

Recentes estudos apontaram a Prefeitura de Aracaju entre as que mais investem em políticas de mobilidade urbana quando se trata de ciclovias. Isto significa que a atual gestão caminha, ou melhor, pedala, na direção adequada para ampliar a rede clicoviária da capital e proporcionar melhor qualidade no trânsito. Para garantir a mobilidade de meios alternativos de transporte, existe hoje uma rede de ciclovia que beira os 60 km situada nas vias que apresentam maior fluxo de veículos. Em 2014, a Prefeitura Municipal de Aracaju deverá implantar cerca de 25 km de ciclovias, o que representa mais de 40% da malha existente.

Cuidando para manter as ciclovias bem conservadas, a administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realiza cotidianamente manutenção e reparos no piso, na pintura e no entorno do equipamento de trânsito para beneficiar quem utiliza a rede cicloviária para se deslocar ao trabalho, para atividades físicas ou como forma de lazer. Técnicos da Emurb realizam estudos que indicam os locais que precisam de reparos para em seguida outros profissionais executarem a manutenção.

De acordo com a presidente da Emurb, a engenheira Socorro Cacho, a infraestrutura cicloviária necessária para o deslocamento de ciclistas está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. "A demanda reprimida de ciclistas potenciais é muito grande e por isso é fundamental investir na manutenção e ampliação das nossas ciclovias. O desafio da administração, tendo à frente o prefeito João Alves, é consolidar esse equipamento como alternativa viável de trânsito para os aracajuanos, e, ao mesmo tempo, criar a cultura de passar a utilizar as ciclovias com mais frequência", destaca Socorro Cacho.