Alvimar Rodrigues Moura é empossado secretário da Saúde de Aracaju

Saúde
29/04/2014 19h42

Na tarde desta terça-feira, 29, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, juntamente com a secretária de Governo Marlene Calumby, empossou o médico Alvimar Rodrigues Moura como o novo secretário da Saúde de Aracaju. Na ocasião também foi empossada a enfermeira Vera Maria Souza Resende de Mendonça como a secretária adjunta da pasta.  Prestigiaram o ato solene os servidores da Saúde, o presidente da Câmara de Vereadores Vinícius Porto, vereadores, deputados, representantes de sindicatos e entidades de profissionais da saúde, além de autoridades políticas e demais secretários do município.

De acordo com o João Alves Filho, a escolha de Alvimar e Vera Maria levou em conta o mérito  e a avaliação da competência de ambos para gerir uma pasta tão importante, que lida diretamente com a vida da população aracajuana.

"Escolher um novo secretário da Saúde não foi fácil, pois acredito que este cargo não deve ser destinado apenas a um grande profissional da Saúde, deve ser atribuído também a alguém com  um conhecimento profundo da gestão. Alvimar foi escolhido por ser um médico brilhante e ter grande competência em ambos os aspectos, mantendo, inclusive, um dos melhores currículos do Estado de Sergipe na área da saúde", afirmou João Alves Filho.

O prefeito citou um breve histórico da atuação do novo secretário que exerceu os cargos de diretor da Divisão de Saúde e Serviço Social do IPES. Atuou ainda como coordenador do Pronto Socorro do Hospital Governador João Alves Filho, onde também exerceu os cargos de chefe Médico da Unidade de Tratamento Intensivo e diretor de Saúde em duas gestões. Foi também médico plantonista do Pronto Socorro do Hospital Cirurgia por 17 anos e da UTI do Hospital São Lucas por 21 anos. Foi Diretor Administrativo Financeiro da Unimed Sergipe por oito anos, e também foi o primeiro Superintendente do Hospital da Unimed (permanecendo por três anos e meio). Alvimar ainda atuou como diretor Médico do Hospital Primavera por três anos e atualmente é membro do Conselho de Administração da Unicred Aracaju.

O chefe do Executivo falou também da crise de recursos que afeta a saúde em todo o país e citou que mesmo com as dificuldades a saúde pública conta em Aracaju com grandes aliados como os vereadores da capital, o projeto inovador da implantação das Organizações Sociais que poderá contribuir para a melhor qualidade dos serviços nas UPAS.  João Alves anunciou melhorias conquistadas com ajuda da Assembleia Legislativa, que vão garantir que a maternidade que será construída no bairro 17 de Março tenha capacidade para 100 leitos.

Emocionado ao discursar durante a cerimônia de posse, Alvimar Rodrigues Moura elogiou o prefeito de Aracaju pela visão inovadora, empreendedora na gestão pública e agradeceu a confiança depositada para administrar a Saúde da capital sergipana.

"Como médico e como gestor é uma honra assumir a Saúde de Aracaju, quero contribuir para uma saúde voltada para solução de problemas, seguindo firme nos propósitos e diretrizes de governo a mim apresentados pelo prefeito. Conto para isso com a colaboração de toda excelente equipe de servidores da Saúde que já nos primeiros contatos tenho percebido a competência e dedicação em prol de oferecer o melhor de seus esforços por esse modelo de gestão que queremos implantar. Cada instante da minha gestão vai ser intensamente vivido como forma de agradecer a cidade e as pessoas que aqui me acolheram nesta cidade que me deu uma formação sólida, educacional e  moral  para ser o profissional que hoje sou. Darei todo meu esforço em prol do desenvolvimento da Saúde de Aracaju, cidade que é berço dos meus pais , meus filhos e que nela constitui minha família", disse o secretário da Saúde.

Histórico

Alvimar Rodrigues de Moura, 53 anos, nasceu em 07 de janeiro de 1961 no Rio de Janeiro. Ele possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1985), pós-graduação em Administração Hospitalar pela Universidade Ribeirão Preto (UNAERP/SP), pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Fundação São Camilo - SP e já foi Clínico Geral titulado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica além de possuir MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

A secretária de Governo Marlene Calumby citou um breve histórico da carreira da empossada secretaria adjunta  Vera Maria Souza Resende de Mendonça. "Sergipana de Rosário do Catete, nasceu em 30 de março de 1957. É enfermeira com graduação pela Universidade Federal de Sergipe. Já trabalhou na Auditoria Governamental, na Auditória da Saúde, e possui experiência na área de Administração Hospitalar. Já atuou como Assessora de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, além de ter trabalhado como enfermeira no Hospital Governador João Alves Filho, no Hospital do servidor do Estado de São Paulo, no Hospital Universitário de São Paulo e também já atuou como analista do Tribunal de Contas de Sergipe na área da saúde.", destacou.

A enfermeira Vera Maria Souza Resende de Mendonça declarou que " assumir junto com Avilmar a gestão de uma  pasta tão complexa como a Saúde é um desafio. Entre as medidas mais importantes da gestão será priorizado a busca constante de melhores condições na saúde como o abastecimento de remédios e insumos nas unidades de saúde , incentivo as políticas de promoção e prevenção em saúde e a melhoria no acesso e oferta de serviços ofertados a população", explicou.