Segundo Tempo promove encontro entre alunos e seleção brasileira de Ginástica Rítmica

Juventude e Esporte
30/04/2014 17h58
Início > Noticias > 58894

Atividades esportivas são discutidas e praticadas nos 28 núcleos assistidos pelo Segundo Tempo - programa do Governo Federal executado em Aracaju através da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) - e despertam o interesse dos beneficiados por modalidades de alto rendimento. E para que eles pudessem conhecer o dia-a-dia de um atleta, a coordenação do programa levou os alunos da Escola Municipal Santa Rita de Cássia para assistirem o treinamento da seleção brasileira de ginástica, na manhã desta quarta-feira, 30.

O ginásio Constâncio Vieira recebeu 37 alunos que aproveitaram a oportunidade para ver de perto uma simulação de todo trabalho desenvolvido com as dez atletas da seleção, compreendendo desde os treinos do balé até os exercícios com aparelhos. Encantados com os movimentos dos atletas, os alunos aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas e conhecer as ginastas. Yasmim Angélica Santana, de 13 anos, teve o contato com a modalidade pela primeira vez. "O esporte é muito legal e estou animada por ver atletas da seleção, coisa que nunca imagina conhecer. São coisas que a gente só vê na televisão.", disse a jovem.


Para alcançar os resultados e conquistar os principais campeonatos da modalidade, as atletas treinam oito horas por dia, e parte desse treinamento foi visto de perto pelos jovens , que não escondiam a admiração. Mas as atletas da seleção também ressaltaram a importância da visita. Inclusive a única sergipana que faz parte do grupo, a ginasta Fabiana Costa.


"Pratico ginástica há 11 anos, sendo seis destes integrando a seleção. Somos agentes motivadores para atrair novos adeptos e fazer demonstrações para quem vem das comunidades nos torna difusores da modalidade. É gratificante.", explicou a atleta.


A visita foi acompanhada pelas coordenadoras geral e pedagógica do programa, Kelly Silva e Cássia Fernanda Cardoso, e pelo secretário da juventude e do Esporte, Carlos Eloy. "Aracaju é palco da federação brasileira de ginástica e nada mais gratificante para os jovens que ver o esporte de quem representa o Brasil. Agradecemos a oportunidade e acreditamos que a semente está sendo plantada e iremos atrair cada vez mais os jovens para a modalidade. Para isto estamos de portas abertas para receber projetos e federações que nos procuram, no sentido de incentivar o esporte e elevar o nome de Aracaju.", ressaltou o secretário.


A coordenadora de seleções da federação brasileira, Maria Cristina de Passos, agradeceu a atenção do secretário e parabenizou os alunos do Segundo tempo, convidando os interessados na modalidade para assistir os treinamentos de controle, que acontecem sempre aos sábados, a partir das 11h.


 "Recebemos com bastante entusiasmo a visita dos alunos e acreditamos que a proximidade com a população estimula a prática do esporte. Estamos sempre abertos para abraçar propostas que incentivam o esporte.", concluiu a coordenadora.


A Seleção

Com bagagem em mundiais e ocupando a 8ª posição entre os países de todo o mundo, as atletas treinam para o mundial que acontece na Bielorússia, no próximo dia 27, objetivando conquistar mais pontos no ranking da seleção. A equipe também está focada no Pan-Americano 2015 em Toronto, no Canadá, e nas olimpíadas 2016, pretendendo chegar no topo do pódio em solo brasileiro.