Fundat mantém indicadores positivos

Formação para o Trabalho
05/05/2014 14h51
Início > Noticias > 58907

Para continuar auxiliando o desenvolvimento social do aracajuano através da formação, do emprego e da geração de renda, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) manteve, no mês de abril, números tão positivos quanto os obtidos no mês de março. A Fundat é um órgão que integra a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) e que atua em três grandes direções.

Mais Qualificação

O eixo da formação inclui cursos profissionalizantes e livres. Os primeiros possuem carga horária a partir de 160 horas e são oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No mês de abril foram ofertadas 1.760 vagas em turmas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Os cursos livres, com menor duração e focados no ensino de uma ocupação que gere uma fonte de renda complementar ao cidadão, são realizados a partir de recursos provenientes de convênios e parcerias com instituições públicas ou privadas e com as demais secretarias Municipais de Aracaju. No mês de março, foram oferecidos cursos voltados para o período pascal, entre outros.

Mais Trabalho

Os serviços da Agência do Trabalhador têm como objetivo facilitar a inclusão do cidadão aracajuano no mercado de trabalho a partir do encaminhamento de profissionais capacitados às empresas parceiras ou que apresentam suas demandas à Fundat. Além disso, a Agência orienta quanto à construção mais adequada de currículos e confecciona Carteiras de Trabalho.
O acumulado do mês de abril indica que 1.760 aracajuanos foram encaminhados.

A ação desenvolvida pela Agência busca estabelecer parcerias com empresas para melhor compreender as demandas do mercado e através destas demandas guiar as formações dos alunos e até mesmo a oferta de cursos da Fundação.

Mais Renda

O programa Mais Renda se dedica ao incentivo de práticas empreendedoras. Através do CredPovo, o micro e pequeno empreendedor recebem orientações de como abrir e manter seu próprio negócio. Para isso, técnicos da Fundat recebem ou visitam os interessados, elaboram projetos e os encaminham para instituições financiadoras. Depois é feito um acompanhamento dos empreendimentos, visando garantir o sucesso dos mesmos. Durante o mês de abril, o CredPovo atendeu 136 pessoas e está acompanhando a análise de mais de 70 mil reais em empréstimos em bancos parceiros.  

Por este eixo, ainda são realizadas palestras e cursos de qualificação, direcionados ao estímulo do empreendedorismo e do planejamento financeiro. Neste mês, mais de 150 pessoas foram atendidas pela palestra ‘Administre Seu Dinheiro de Forma Consciente'. Já na primeira semana útil de maio estão sendo retomadas as capacitações para feirantes e ambulantes que atuam em Aracaju, além de serem iniciadas capacitações para artesãos, merendeiras e agentes ambientais, responsáveis pela recolha de materiais recicláveis.