Semdec e MPE promovem defesa do consumidor no Bugio

Segurança Municipal e Cidadania
07/05/2014 09h19
Início > Notícias > Semdec e MPE promovem defesa do consumidor no Bugio

    O Projeto Direito do Consumidor nas Comunidades teve início na tarde desta terça- feira, 6 de maio, na Associação de Moradores do Bairro Bugio, e levou àquela população, diversos serviços protetivos no âmbito da esfera consumerista. A ação teve início com uma grande reunião comandada pela promotora de Justiça Euza Missano, ouvindo as queixas e anseios da população. A reunião contou com a participação dos coordenadores do Procon, Jorge Husek e Nubem Bomfim, que também   explanaram sobre o papel do Procon na proteção dos direitos de todo cidadão que necessitem do órgão.

Após ouvir os populares, a Promotora seguiu com a equipe de Fiscalização do Procon para um supermercado do bairro, a fim de   observar    os procedimentos do estabelecimento e o cumprimento da lei. Lá a equipe encontrou    uma situação calamitosa com relação à qualidade de alguns itens vendidos. Produtos fora da validade, sem a devida refrigeração, frutas e legumes sem condição de venda, produtos sem preço nas gôndolas e o mais grave:  produtos com total falta de higiene, furados e exalando mau cheiro.

Diante da situação, foi feito o fechamento imediato das portas até a correção dos problemas, bem como a retirada e apreensão dos produtos, visando garantir a proteção dos consumidores.

Outra frente de atuação, foi feita pelo núcleo de atendimento do órgão, através do guichê de atendimento para colher as reclamações da população. À tarde também houve palestras sobre os direitos básicos do consumidor. A operação é um marco para o Procon, pois possibilita à população mais carente contar com uma ampla rede protetiva no âmbito do consumo, em sua própria comunidade, facilitando o acesso à informação, bem como a agilidade para resolução de questões e harmonização das relações de consumo.

A ação ainda contou com a presença da Defesa Civil Municipal, que realizou vistorias técnicas nas áreas de risco apontadas pela população presente, além da participação da Guarda Municipal acompanhando as equipes de Fiscalização, garantindo a ordem e a segurança.