No segundo dia da capacitação para cuidadores e educadores sociais que atuam nas unidades de acolhimento institucional da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, os trabalhos ficaram sob o comando da coordenadora do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem, Rita Bittencourt, da Secretaria Municipal da Saúde.
"O foco deste segundo dia de capacitação é o de mostrar o que é o programa e sua interface com os abrigos e ainda trabalhar a Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde da Criança, do Adolescente e suas Famílias em Situação de Violações", explicou a palestrante, acrescentando que esta linha de cuidados é uma orientação do Ministério da Saúde.
Durante os trabalhos da manhã foi apresentada em vídeo a linha de cuidados, após o que foram realizadas duas dinâmicas que objetivaram a construção pelos educadores sociais e cuidadores do modelo de funcionamento próximo ao abrigo ideal e próximo ao abrigo não ideal.
Para a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, a capacitação que está sendo realizada retrata a preocupação da gestão municipal em qualificar cada vez mais os trabalhadores das unidades de acolhimento institucional.
"O objetivo é o de promover a melhoria dos nossos serviços. Os usuários dos abrigos são cidadãos que sofreram algum tipo de violação de direitos, estão em situação de grande vulnerabilidade e é nosso dever oferecer-lhes serviços de qualidade", enfatizou Selma Mesquita.
O médico Byron Emanuel de Oliveira Ramos marcou presença nos trabalhos desta manhã. Participam da capacitação, nesta primeira turma, 31 cuidadores e educadores sociais dos abrigos Sorriso (crianças até os seis anos de idade), Marinete Alves (meninas a partir de sete anos e adolescentes), Caçula Barreto (meninos), Nova Vida (adolescentes do sexo masculino), Núbia Marques (mulheres), Casa Lar (Idosos) e Acolher (pessoas em situação de rua). A programação da tarde desta quarta-feira foi transferida para o dia 12, por motivo de força maior.