Vendedores ambulantes de Aracaju recebem capacitação

Formação para o Trabalho
07/05/2014 16h10

Esta semana, a Prefeitura de Aracaju está retomando as capacitações de vendedores ambulantes que atuam na capital. Através da parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Empresa Municipal de Serviço Urbanos (Emsurb) e o Serviço Social da Indústria (SESI) serão capacitados mais de 300 vendedores que passarão a prestar serviços de maior qualidade a aracajuanos e visitantes.

No curso de Educação Alimentar, os trabalhadores receberão noções de Higiene e Manipulação de Alimentos, norteadas pelas exigências da Vigilância Sanitária. O objetivo da formação é amplo e passa não só pelo incentivo da oferta de serviços de rua mais qualificados, mas também pela valorização e desenvolvimento deste trabalhador, que movimenta uma importante fatia econômica.

Festejos

Para reforçar a importância da capacitação, foi estabelecido que os vendedores ambulantes certificados terão prioridade na ocupação do espaço público durante os festejos municipais. A mesma medida, executada no ano de 2013 resultou em apreensão zero pela Vigilância Sanitária, mesmo com a intensificação da fiscalização.

A ambulante Açucena Rodrigues dos Santos elogia o aprendizado obtido durante o curso e chama a atenção para a preparação dos festejos municipais. "Eu comercializo cerveja e acho importante fazer esse curso, porque aprendo instruções de como fazer a higiene do produto e deixar pronto para a venda, além de que o curso aumenta nossa possibilidade de trabalhar nos eventos da prefeitura, como o Forró Caju", diz a vendedora.