Fundat oferece cursos na área de saúde

Formação para o Trabalho
08/05/2014 16h16

Com o propósito de capacitar pessoas para o mercado de trabalho, o Programa Mais Qualificação da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), oferece diversos cursos profissionalizantes. Entre os quais estão os de Cuidador de Idoso e Cuidador Infantil, que fazem parte do eixo de Ambiente e Saúde do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Emprego (Pronatec).

Durante o mês de maio, a Fundat está oferecendo em algumas de suas Unidades de Qualificação e Profissionalização (UQP), duas turmas de cada um destes cursos. No primeiro dia de aula da turma de Cuidador de Idoso, na UQP do bairro Jardim Esperança, os alunos se mostraram interessados em obter conhecimentos na área, não só pelo desejo pessoal, mas também pela percepção das grandes oportunidades de emprego que a área tem gerado.

A aluna Aline da Conceição, conta que até conhecer a Fundat teve dificuldade para encontrar cursos que formassem para o cuidado específico com os idosos. "A paixão por cuidar de idosos, surgiu através do convívio com a minha avó de 87 anos. Sou muito dedicada a ela e isso fez com que eu me apaixonasse cada vez mais pela área. Depois desse curso, pretendo fazer o de Enfermagem para trabalhar no campo da saúde, especificamente com os idosos", diz Aline.

Profissionalização

A instrutora Genilde Vicente, explica que muitas pessoas, apesar de já trabalharem cuidando de idosos, não têm qualificação adequada. "Vamos trabalhar na prática, aquilo que elas já fazem no dia a dia, só que em uma abordagem mais técnica e responsável. Apesar do curso não ser técnico e sim de capacitação, eu vou passar a eles algumas noções mais aprofundadas," conta.

A aluna Ingrid Raquel de Jesus que já trabalhou com idosos e frequenta o curso de Auxiliar de Enfermagem, vê este curso como uma oportunidade de se especializar em sua futura profissão. "Este curso vai me ensinar de maneira aprofundada algo que o curso de Auxiliar de Enfermagem apresenta de modo geral, ou seja, o conhecimento será mais específico. Espero aprender detalhadamente a melhor forma de tratar o idoso, a cuidar da sua medicação, do banho e das demais necessidades diárias" diz Ingrid.

Cuidado e bem-estar

Além do zelo pela integridade física e da atenção para a higiene, conforto e alimentação, os cuidadores de idosos e de crianças são habilitados para a promoção de atividades lúdicas e de entretenimento. Essas medidas visam ir além da saúde física e se dedicar ao desenvolvimento psicológico da criança e à manutenção da saúde mental e do bem-estar do idoso, afastando, por exemplo, o risco de estado depressivo.

A prática destas atividades melhora a qualidade de vida, a autoestima e a capacidade de socialização, medidas ideais para que crianças e idosos estejam aptos a adaptar-se de maneira saudável às mudanças dos ambientes de socialização.