João Alves prestigia evento do Tribunal de Contas de Sergipe

Planejamento e Orçamento
09/05/2014 15h40
Início > Notícias > João Alves prestigia evento do Tribunal de Contas de Sergipe

A terceira edição do Seminário de Gestão Pública Municipal, idealizado pelo Tribunal de Contas de Sergipe, acontece hoje, 09, até as 17h30 no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Durante a abertura, o prefeito João Alves Filho fez o pronunciamento para servidores do TCE e das Prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. O intuito do evento é sanar as dúvidas dos funcionários municipais capacitando-os para que possam desenvolver suas funções com mais eficácia, além de diminuir a distância entre o Tribunal de Contas e os gestores.

Durante todo o dia, os servidores municipais dos três municípios e do Tribunal de Contas, assistirão palestras que terão como temas principais a realização de licitações dentro da nova Lei Anticorrupção; as principais causas de reprovação de contas no TCE e a nova contabilidade pública.

Na abertura do evento, o prefeito João Alves reafirmou importância do Tribunal de Contas, não apenas como entidade fiscalizadora, mas, sobretudo, como exemplo para a população que vive numa época com crises permanentes de valores.

"Vivemos num momento com inúmeros escândalos. O Tribunal de Contas tem sido um órgão essencial, ao lado da imprensa, para que o Regime Democrático brasileiro permaneça. Para isso, o TCE tem freado os abusos cometidos, com firmeza e eficiência. Estou extremamente honrado em receber na sede de nossa Prefeitura o Seminário de Gestão, que nada mais é do que a ideia de um TCE itinerante, levando o conhecimento do órgão às pessoas e diminuindo a ‘distância' entre os gestores", destacou o prefeito enfatizando que a maior função do Tribunal de Contas não é intimidar, e sim incentivar boas práticas.

O presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, conselheiro Carlos Pinna de Assis, reiterou a parceria com a Prefeitura de Aracaju, no sentido de elucidar as dúvidas existentes nos funcionários, dentro dos parâmetros que cabem ao TCE/SE.

"Estamos realizando o evento pela primeira vez na sede da prefeitura da capital de Sergipe e ainda agregando os municípios São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Resolvemos realizar o evento na PMA porque Aracaju tem sempre os principais pedidos de esclarecimentos e é o que mais faz críticas construtivas ao Tribunal de Contas. Estamos levando o Tribunal de Contas de forma itinerante a partir de Aracaju. Estou muito feliz com isso", esclareceu o conselheiro.

A Secretaria Municipal do Planejamento e Orçamento (Seplan) foi a responsável pelas inscrições dos funcionários e a organização do evento na sede da Prefeitura de Aracaju. O secretário Igor Leonardo Albuquerque disse que "foram priorizamos para participar do Seminário os funcionários que desenvolvem funções de administração e finanças, principalmente os que estão diretamente ligados com as áreas orçamentárias, para que possam acompanhar as recomendações do Tribunal de Contas, que cumpri não apenas o seu papel punitivo, mas também orienta dos gestores municipais".

Prestigiou a abertura do Seminário o secretário da Comunicação Social, Carlos Batalha; do Governo, Marlene Calumby; da Infraestrtura, Luiz Durval; da Educação, Márcia Valéria; da Administração, Edgar d'Ávila; da Fazenda, Luciano Paz; da Articulação Política e Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira. O vereador Agnaldo Feitosa, a presidente do FUNDAT, Glaucia Guerra, e a presidente da EMURB, Socorro Cacho, também participaram da abertura do evento.