Fundat homenageia mulheres

Formação para o Trabalho
12/05/2014 14h54
Início > Notícias > Fundat homenageia mulheres

Em comemoração ao Dia das Mães, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) promoveu, na última sexta-feira, 9, um dia de lazer e descontração para mães que são alunas da Fundat, nas Unidades de Qualificação e Profissionalização (UQP) ou moradoras das comunidades locais. Das 9h às 15h foram oferecidos tratamentos de beleza e uma oficina para a confecção de bijuterias.

Na UQP do Jardim Esperança, a cabeleireira e instrutora da Fundat, Maria José da Cruz Silva, montou um mutirão formado por ex-alunas e atuais colegas de trabalho para levar tratamentos capilares para as mães da comunidade. No lugar da tradicional escova e corte de cabelo, as profissionais ofereceram cuidados mais sofisticados como hidratações e selagens.

De acordo com Maria José, todas as atendidas passaram pelo crivo das várias profissionais que identificaram o melhor tratamento considerando o tipo de cabelo, as necessidades dos fios e o desejo de cada uma. "As meninas que vieram para me ajudar são, em geral, ex-alunas, e todas ficaram muito contentes em retribuir um pouco do que fizeram por elas. Da minha parte é uma grande alegria, não só fazer o meu melhor, mas saber que os cursos que realizamos melhoram a vida das pessoas", falou emocionada a instrutora.

A cabeleireira Rosineide dos Santos conta que seu primeiro curso da área foi realizado na Fundat e que hoje, com o negócio gerando resultados positivos, pensa em expandir através da ajuda de outro serviço da Fundação, o CredPovo. "Fiquei sabendo do auxílio do CredPovo e acredito que é ideal para mim, pois pode me auxiliar na melhora do meu negócio", disse Rosineide.

Também incentivando o aumento da autoestima das mulheres, foram oferecidas, na UQP do bairro Coroa do Meio, sessões de maquiagem, ministrada pela maquiadora Arleide de Souza Passos, que também atua como instrutora da Fundat.

Além dos cuidados estéticos, a Fundat aproveitou o dia para oferecer, na Unidade Produtiva do Jardim Centenário, uma oficina de confecção de bijuterias sob responsabilidade da artesã Rod de Castro Perrete. "Procuro trazer peças que, além de bonitas e vendáveis, estejam de acordo com os interesses da comunidade, que sejam simples para a confecção e que tenham um baixo preço de custo", explicou.

Na ocasião, as alunas aprenderam a confeccionar chaveiros a base de fuxico, técnica artesanal que reaproveita sobras de tecido. Para a aluna do curso de Recepção, Jilmara Menezes, a oficina é além de uma possibilidade de gerar renda, uma distração e um desafio. "Fiquei encantada com a beleza e tive vontade de fazer. Acho que é um lindo presente para o dia das mães", comentou Jilmara.