Guardas Municipais participam do Fórum Aracajuano contra a violência

Guarda Municipal
13/05/2014 10h15
Início > Notícias > Guardas Municipais participam do Fórum Aracajuano contra a violência

Nesta segunda-feira, 12, a Guarda Municipal participou do início das atividades do Fórum Aracajuano Contra a Violência, promovido pelo Rotary Club Aracaju. Foram realizadas várias oficinas com temáticas relacionadas ao tema da violência, a fim de que os participantes pudessem debater o problema da violência. A programação segue na noite da segunda e durante toda a terça-feira, com a abertura oficial do Fórum e o lançamento do pacto "Amo Aracaju - Sem Violência", além de palestras e painéis de discussão.

As oficinas tiveram como temas a Violência contra a mulher, Violência contra Grupos Vulneráveis, Violência nos Espaços Públicos, Violência no Trânsito e Homicídios e Drogas. O objetivo foi de discutir e propor soluções para cada tópico, com o propósito de apresentar algo que possa mudar o contexto atual da violência.

Em todas as oficinas os GMs expuseram situações que vivenciam no dia a dia e apontaram o papel da Guarda na sociedade. "O que observamos, infelizmente, é o crescimento da violência urbana e a população clama por segurança. A GMA está diretamente ligada a população por possuir um papel mais social e educativos perante os órgãos de segurança pública, mas sem deixar de combater o crime e atos de violência", disse a GM Sabrina Smith.

"Sinto-me estimulada em saber que as ações estão sendo realizadas por vários órgãos do Poder Público e a Guarda Municipal está inserida nesse contexto. Participar desse fórum é de suma importância porque nós temos a oportunidade de expor nossa vivência no campo de trabalho e tentar buscar soluções para minimizar a violência nas comunidades", completou Sabrina.

A secretária da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, Georlize Teles, prestigiou as oficinas e ressaltou a relevância de um evento desse porte para a cidade. "É de grande importância um seminário que discute a violência em Aracaju, que se propõe a discutir, apresentar proposituras, que traz nomes do cenário nacional e que tem como objetivo e como foco a redução da violência. Mas, mais que isso, que visa envolver todos os segmentos da sociedade para atingir essa finalidade. Então, a participação da Guarda é fundamental, uma vez que a GMA tem esse compromisso de estar no município junto com as forças de segurança e fazer deste um espaço melhor de convivência para os seus cidadãos", destacou a secretária.