Adolescente do Abrigo Nova Vida é exemplo de superação

Família e Assistência Social
14/05/2014 14h46
Início > Notícias > Adolescente do Abrigo Nova Vida é exemplo de superação

M. R. é um garoto de 15 anos que há três foi acolhido pelo Abrigo Nova Vida, unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), onde permanece desenvolvendo suas potencialidades. Apesar das dificuldades que tem enfrentado ao longo da sua jovem vida, M. R. tem um espírito guerreiro e vencedor. Recentemente, se submeteu a dois testes de seleção e foi aprovado em ambos.

Estudante do Colégio Estadual Severino Uchôa, onde cursa, em fase conclusiva, o Ensino de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (EJAEF), M. R. frequentou paralelamente o curso Conectando com a Vida, do Instituto Luciano Barreto Júnior, que teve duração de um ano. Ali estudou de Português, a Informática e Cidadania. Destacando-se entre os demais, foi indicado pela instituição para participar do processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz, que é um tipo de primeiro emprego.

Participou e foi aprovado. Desde o último dia 6, exerce a função de aprendiz na em uma construtora e terá um rendimento mensal de 50% do salário mínimo, mais passagens e todas as garantias trabalhistas. "Auxilio no trabalho administrativo, fazendo atividades como a entrega de documentos e verificando os itens que faltam nos apartamentos que estão em fase de conclusão de obra", disse M. R., para quem a indicação pelo Instituto Luciano Barreto Júnior para o processo seletivo foi resultado de uma soma de fatores.

"As notas, o caráter, estar sempre de bom humor e fazendo amizades acho que contribuíram para minha indicação", opinou o garoto que ainda este mês estará iniciando mais uma nova experiência, desta vez no Projeto Vira Vida, do Sesi. "Ele se inscreveu no projeto e foi aprovado. Ganhará duas bolsas: uma de R$ 500 e outra para estudar no Sesi", explicou o coordenador do Abrigo Nova Vida, Edilberto de Souza.

O Projeto Vira Vida do Sesi é voltado para adolescentes que integram grupos vulneráveis e tem como objetivos o resgate da auto-estima e a inserção no mercado de trabalho. "Tudo o que ele passou ao longo de sua vida e conseguiu não se envolver com as coisas ruins a que teve acesso, faz dele um vencedor. É um garoto de boa índole e de objetivos muito bem definidos", salientou Edilberto de Souza.

Objetivos definidos

M.R. não teve uma infância e adolescência fácil e aos 12 anos chegou ao Abrigo Nova Vida encaminhado pelo Poder Judiciário. Afastado da família, guarda o sonho de poder voltar a conviver com a mãe e os cinco irmãos.

Como disse o coordenador do abrigo, M. R. tem objetivos de vida definidos e já sabe os caminhos que precisa trilhar para alcançá-los. "Vou fazer Faculdade de Direito porque pretendo ser delegado de polícia. Enquanto isso, quando tiver idade farei concurso para a Polícia Militar, Civil ou a Guarda Municipal", declarou.

Gratificante

Para Edilberto Souza, as vitórias conquistadas por M. R são valiosas no que diz respeito à crença no ser humano. "É extremamente gratificante, porque é uma forma de mostrar à sociedade que essa meninada, tendo oportunidade, pode se destacar em tudo o que faz. As políticas públicas estão aí, elas podem e devem ser acessadas e quando essas políticas viram direito, elas transformam a vida das pessoas", disse o coordenador.