A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participou ativamente do Fórum Aracajuano contra a Violência realizado pelos Rotary Clubs de Aracaju entre os dias 12 e 13 de maio no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju e visa no período de um ano reduzir os índices de criminalidade na capital em 50%.
Durante as oficinas e discussões no fórum os Guardas Municipais (GMs) desenvolveram e expuseram projetos de combate à violência nos espaços públicos, homicídios e drogas além de violência no trânsito.
De acordo com o GM Silva Júnior, expositor no fórum, a atuação da Guarda Municipal é fundamental para a concretização desse ideal. "As Guardas Municipais tem um papel fundamental para a ocupação dos espaços públicos pela comunidade. A presença do GM, aliada à implementação de políticas públicas ligadas à iluminação, limpeza inibem a presença e ação de marginais. A Guarda Municipal de Aracaju já tem desenvolvido esse trabalho em diversas áreas, a exemplo dos Mercados Centrais com resultados muito satisfatórios", declara Silva Júnior.
Outro tema exposto foi a redução dos índices de violência no trânsito. O GM e supervisor geral da SMTT Fernando Mendonça tratou da problemática e de possíveis soluções a serem implementadas. "Aumento de campanhas educativas, a integração com os órgãos de segurança pública para a troca de estatísticas e experiências além do aumento da fiscalização são a nosso ver ações que podem ser implementadas com grande chance de sucesso", afirma Mendonça.
O secretário municipal da Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcante, ressaltou a importância do papel das Guardas Municipais no atendimento primário às necessidades da população. "O GM possui um papel cidadão no atendimento à comunidade, garantindo a segurança nos espaços públicos e mais do que isso, cabe ao GM a função de ser um mediador primário na resolução de conflitos", completa Murilo Cavalcante.