As coordenadorias de Proteção Social Básica e Especial da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) estarão realizando, na manhã desta sexta-feira, 16, a partir das 8 horas, uma panfletagem nos cinco distritos de Aracaju, com o objetivo de mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de Maio.
Dez mil panfletos estarão sendo distribuídos com a sociedade, orientando a denunciar os casos de abuso e exploração, bem como indicando os locais onde as denúncias podem ser feitas. A ação será realizada em parceria com o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.
A panfletagem irá ocorrer paralelamente nos cinco distritos de Aracaju, nos pontos identificados pela Semfas como sendo áreas de risco e vulnerabilidade. São eles: sinal da avenida Heráclito Rollemberg, na altura do conjunto Orlando Dantas, que corresponde ao primeiro distrito; na rótula da avenida Augusto Franco com Gonçalo Rollemberg Leite, coberta pelo segundo distrito; Rodoviária Velha e Calçadão da Laranjeiras, correspondente ao terceiro distrito.
No quarto distrito, a panfletagem irá ocorrer na avenida Euclides Figueiredo, na altura do Moinho de Sergipe e no quinto distrito a ação será na avenida Serafim Bonfim, exatamente na ponte que separa o conjunto Bugio do bairro Santos Dumont.
"Pretendemos mobilizar a sociedade mais uma vez para a necessidade de denunciar os casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Os números são crescentes e é necessário combater com rigor essa prática criminosa", declarou a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita.
18 de Maio
A data lembra o crime hediondo ocorrido no dia 18 de maio de 1973, que vitimou Araceli, uma garota de oito anos de idade. Moradora da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, a menina foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada. Os criminosos, jovens da classe média alta, saíram impunes. Para homenagear Araceli e para que seja permanentemente lembrada, o 18 de maio foi declarado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, através da lei federal 9.970/2000.